Ocorre nesta quinta-feira, 6, um evento de integração entre as famílias rurais de Linha Alto Paredão Pires e Linha Cachoeira, interior de Venâncio Aires, atendidas pela Emater e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Volante.
A programação será no Salão de Linha Cachoeira, a partir das 9h. Haverá uma roda de conversa sobre o tema ‘Desenvolvimento Familiar: pensando o futuro da propriedade’, coordenada pelo engenheiro agrícola da Emater, Diego Barden dos Santos. Também haverá relatos dos jovens rurais Daniela da Silva, Guilherme Wehner, Ana Cláudia Guaragni, Suele Taís Keller e Diogo Stumm.
“Eles farão um relato de suas experiências de vida, enquanto jovens agricultores que permanecem no meio rural, e alguns como jovens empreendedores, com atividades diversificadas, que servem de modelo para outras famílias que só mantêm o tabaco como renda”, explicou a extensionista rural social da Emater, Viviane Röhrs.
À tarde haverá troca de sementes e mudas, dinâmica de integração e confraternização com lanche oferecido pelo grupo anfitrião. Ainda conforme Viviane Röhrs, cerca de 80 pessoas devem participar e elas integram as famílias assistidas nos grupos já atendidos pela Emater e Cras, envolvendo as comunidades do 3º Distrito.
Trabalho mensal
Segundo a extensionista rural social da Emater, Viviane Röhrs, Emater e Cras já fazem um trabalho mensal, todas as primeiras terças e quintas-feiras de cada mês. Terça em Alto Paredão Pires e quinta em Linha Cachoeira. “O principal objetivo dos encontros, que incluem atividades diversas, oficinas e troca de informações, é o fomento à inclusão social e produtiva e o fortalecimento de vínculos.”