agricultora destaque venâncio aires
Candidatas do concurso Agricultora Destaque (Foto: Juliana Bencke/Folha do Mate)

O ginásio da comunidade de Linha Tangerinas sedia, na próxima sexta-feira, 12, a 20ª edição do Encontro da Mulher Rural de Venâncio Aires. Depois de três anos, o evento volta a acontecer e vai integrar os grupos organizados de mulheres rurais do município, de diversas localidades. A iniciativa é da Emater/RS-Ascar, com o apoio do Sicredi, Prefeitura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Sindicato Rural.

A expectativa é de reunir mais de 800 participantes. “Teremos representantes de todos os clubes de mães do interior. É um evento para valorizar a mulher rural”, destaca a extensionista rural social da Emater, Viviane Röhrs.

Além de palestra, momentos de integração e dança, haverá venda de artesanato dos clubes de mães, produtos de agroindústrias e floriculturas. O ponto alto da programação será a escolha da Agricultora Destaque, concurso que conta com 23 participantes.

Viviane observa que o certame não tem fins competitivos, mas de integração e valorização das agricultoras. “Queremos promover a autoestima e o empoderamento das agricultoras, valorizar a essência da mulher rural, sua propriedade e seus vínculos sociais”, ressalta.

Ao longo dos meses de março e abril, elas receberam a visita de uma comitiva do concurso nas propriedades rurais. Na sexta-feira, 5, participaram de um encontro na sede do Sindicato Rural (SR). A programação contou com um bate-papo com a primeira dama, Janete da Rosa; a vice-prefeita, Izaura Landim; e a rainha da 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), Veridiana Röhsler.

Programação do Encontro da Mulher Rural

8h – Recepção

9h – Abertura oficial

9h30min – Bênção ecumênica

9h45min – Dança motivacional

10h – Palestra ‘Praticando a linguagem do cuidado e do amor’, por Jeferson Capellari, especialista em gestão de pessoas e escritor

11h30min – Intervalo para almoço

13h – Escolha da Agricultora Destaque

15h – Polonese e reunião dançante

17h – Encerramento

LEIA MAIS:

Juliana Bencke

Editora de Cadernos

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.