Mais de 1,6 mil famílias participaram de atividades da Emater Venâncio em 2024

-

Segurança e soberania alimentar, atendimentos a pessoas afetadas por calamidades e acesso a políticas públicas são os destaques da Emater.

A Emater de Venâncio Aires divulgou o relatório de atividades de assistência técnica e extensão rural e social promovidas ao longo de 2024. Segundo informado, as ações chegaram a 1.604 famílias de agricultores em 85 localidades.

Entre os eventos, destaque para o 3º Encontro D’las, realizado em abril, e que chegou a 1 mil participantes. Essa foi uma das ações com mulheres rurais e, conforme a Emater, houve ainda intercâmbios entre os Clubes de Mães, excursões e atividades para integração e a valorização da mulher rural. Outro destaque elencado é 5º Fórum Municipal de Segurança e Soberania Alimentar, com diversas oficinas e palestas, em outubro.

O chefe do escritório local da Emater, Vicente Fin, também comentou sobre os levantamentos rápidos e precisos de dados para elaboração de laudos para os entes públicos construírem políticas públicas visando auxiliar as famílias afetadas por calamidades. “Em virtude do número significativo de famílias atingidas pela enchente de maio, das áreas de deslizamentos e áreas atingidas pelas chuvas que não permitiram a colheita, houve o levantamento de perdas do meio rural para a Defesa Civil e elaboração de laudos para os setores públicos”, destacou.

De acordo com o relatório da Emater, os serviços de assistência técnica foram desenvolvidos de forma conjunta com as secretarias municipais, conselhos municipais, comitês, sindicatos, associações, cooperativas, agentes financeiros, grupos de mulheres rurais, clubes de mães e meios de comunicação.

Atividades prioritárias da Emater

• A Emater também realizou ações dentro de 53 atividades, sendo cinco prioritárias trabalhadas ao longo de 2024: acesso a políticas públicas, direitos sociais e socioassistenciais, abastecimento, mulheres rurais, segurança e soberania alimentar e organização rural.

• Entre os resultados, laudo com valores das perdas (943 famílias entrevistadas das 1.500 atingidas), mais de 500 pessoas participando de assessoramento de organização rural e cinco ações para 71 famílias sobre educação alimentar.

11.946 – foi o número de atendimentos entre as diferentes metodologias de trabalho.

Dados gerais da produção

O relatório também traz as atividades agrícolas mais importantes do município atualmente: tabaco, milho grão/milho verde em espiga, soja, milho silagem, erva-mate, aipim, arroz irrigado, fruticultura, trigo e atividades animais (suínos, bovinos de leite, bovinos de corte e aves de corte.

São mais de 7 mil famílias que ocupam as áreas rurais e desenvolvem mais de 60 atividades agrícolas. No Valor Bruto da Produção Agrícola (VBPA), o número ainda é parcial – outubro de 2024 – com R$ 511 milhões. Em 2023, o VBPA chegou a R$ 584,2 milhões.



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido