Em maio, em Centro Linha Brasil, durante o 21º Encontro da Mulher Rural (Foto: Divulgação/Emater)
Em maio, em Centro Linha Brasil, durante o 21º Encontro da Mulher Rural (Foto: Divulgação/Emater)

Venâncio Aires - A Emater de Venâncio Aires divulgou o relatório de atividades de assistência técnica e extensão rural e social promovidas ao longo de 2025. Segundo informado, as ações chegaram a 1.801 famílias de agricultores em 88 localidades.

Entre os eventos, destaque para o 21º Encontro da Mulher Rural, em maio, que reuniu 25 grupos e cerca de 900 pessoas. Houve ainda a participação de 21 agroindústrias familiares na 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) e intercâmbios entre os Clubes de Mães (12 encontros e 650 mulheres participantes). Outro destaque elencado é 6º Fórum Municipal de Segurança e Soberania Alimentar, com diversas oficinas e palestas, em outubro, e as atividades sobre o programa Operação Terra Forte.

Segundo o chefe da Emater local, Vicente Fin, as atividades de 2025 refletem e potencializam o correto uso e qualidade das ações e trazem melhoria na qualidade de vida dos envolvidos. Ainda conforme ele, o mesmo ocorre com o resgate ao uso e incentivo à produção de alimentos para autoconsumo, o incentivo ao uso de sementes e vegetais crioulos e plantas bioativas e condimentares. “Também é preciso considerar, com as mudanças climáticas, os esforços no sentido de mitigar efeitos, com levantamentos rápidos e precisos de dados para elaboração de laudos para os entes públicos construírem políticas para auxiliar as famílias afetadas.”

De acordo com o relatório, os serviços de assistência técnica foram desenvolvidos de forma conjunta com secretarias municipais, conselhos municipais, comitês, sindicatos, associações, cooperativas, agentes financeiros, grupos de mulheres rurais, clubes de mães e meios de comunicação.

Atividades prioritárias e atendimentos individuais

A Emater também realizou ações dentro de 56 atividades, sendo cinco prioritárias trabalhadas ao longo de 2025: acesso a políticas públicas, direitos sociais e socioassistenciais, abastecimento, mulheres rurais, segurança e soberania alimentar e organização rural.

Conforme Vicente Fin, os atendimentos individuais realizados para alcançar os resultados (3.242 visitas, 5.914 consultas/atendimentos de escritório e 14 unidades de referência), são responsáveis diretos por ganhos econômicos e sociais com o trabalho direcionado, especialmente, às mulheres.

14.531 – foi o número de atendimentos entre as diferentes metodologias de trabalho.

Dados gerais da produção

O relatório também traz as atividades agrícolas mais importantes do município atualmente: tabaco, milho grão/milho verde em espiga, soja, milho silagem, erva-mate, aipim, arroz irrigado, olerícolas, fruticultura, trigo e animais (suínos, bovinos de leite e de corte, aves de corte e ovos).

São cerca de 7 mil famílias que ocupam as áreas rurais e desenvolvem mais de 70 atividades agrícolas. No Valor Bruto da Produção Agrícola (VBPA), o número ainda é parcial – dezembro de 2025 – com R$ 636,4 milhões. Em 2024, o VBPA chegou a R$ 559 milhões.