Há cerca de dois meses, um pequeno grupo de moradores de Linha Hansel, no interior de Venâncio Aires, tenta mobilizar a comunidade, Prefeitura e Rota de Santa Maria – concessionária responsável pela RSC-287 – para a preservação do trevo da localidade e da lixeira comunitária que fica próximo ao acesso. A mobilização iniciou com Norma Barden, membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente, que sugeriu a ideia, organizou o grupo e entrou em contato com a Rota de Santa Maria.
Entre as reclamações estão os animais que rasgam e espalham o lixo, o descarte incorreto e o acúmulo dos entulhos, além da falta de preservação do trevo. Inicialmente, o objetivo era ‘adotar’ a lixeira e criar uma espécie de jardim ao redor, contudo, o projeto não teve prosseguimento, pois poucos membros da comunidade se manifestaram. “É um desafio mobilizar alguma mudança de comportamento”, afirma Norma.
Segundo relato dos moradores, a situação segue igual, o lixo e a bagunça se mantêm no entorno da lixeira. No trevo, existem cronogramas de roçadas e fases de limpeza, sob responsabilidade da concessionária. “O lixo é recolhido normalmente, mas a bagunça sempre é grande. Infelizmente, ainda não conseguimos dar continuidade na ideia”, destaca o morador Jairo Rippel.
Concessionária
A Rota de Santa Maria realiza operação de roçadas e limpeza periódicas no local como, por exemplo, na quinta-feira, 7, quando ocorreu o trabalho de roçada no trecho. Para a liberação de serviços dos moradores, é necessário o envio de um ofício para a concessionária, pedindo autorização para tal.