Na tarde de quinta-feira, 14, ocorreu na Câmara uma reunião entre vereadores e proprietários de terras por onde devem passar as obras da Certaja que devem iniciar em junho, visando a instalação de uma subestação no município de Vale Verde, para melhorar a qualidade da rede elétrica do município. Participaram da reunião os vereadores André Kaufmann (PTB), Sandra Wagner (PSB) e Gerson Ruppenthal (PDT).
Entre as pautas do encontro estiveram os impactos gerados por tal empreendimento na saúde, meio ambiente e até mesmo a possível desvalorização das áreas e avaliação fundiária que a obra pode provocar. A pedido dos proprietários, foi nomeada uma comissão representativa para atuar frente à estas demandas. “A primeira atividade desta comissão será uma reunião com a Certaja para expor a preocupação destas famílias, bem como, apresentar tudo o que foi levantado no dia de hoje”, ressaltou Kaufmann, que esteve à frente dos trabalhos. A reunião da comissão com a cooperativa ocorrerá nas próximas semanas.
Para Vale Verde, a Cooperativa Regional de Energia Taquari Jacuí (Certaja) defende como benefícios aos cooperados, a melhoria da confiabilidade, qualidade do produto e maior possibilidade de transferência de cargas entre alimentadores, o que reduziria em muitos casos, o tempo de falta de energia em dias de emergência e manutenções do sistema. Além disso, a energia seria confiável para receber novos empreendimentos que queiram se instalar na região.