Plantio do tabaco chega a 65% em Venâncio

-

O plantio do tabaco em Venâncio Aires se aproxima de 65%, de acordo com estimativa da Emater local. O percentual é maior que o da safra passada nessa mesma época do ano, quando estava em cerca de 45%. “Acelerou muito o plantio em relação ao ano passado e estimamos que 65% já estejam na terra. Regiões de Vila Arlindo, Palanque, Estância Nova, Centro Linha Brasil e parte de Deodoro e Teresinha já estão com 75% plantados. Na parte mais alta do município está por 55%”, relatou Vicente Fin, chefe da Emater de Venâncio.

Segundo ele, os números consideram entrevistas e coletas de informações levantadas com os produtores, conforme vão fazendo os novos projetos e apresentando os resultados do ano anterior. Sobre o fato de a atual safra estar mais adiantada que a de 2023, Vicente Fin diz que há uma série de fatores que influenciaram. “O chamado fumo ‘do cedo’ foi bem ano passado e mais tarde houve problemas com a chuva, que causaram perdas. Então esse ano apostaram por acelerar para fugir de algumas coisas. Também precisa considerar a boa perspectiva de preço e de que temperaturas mais altas fizeram as mudas desenvolver mais, além do incentivo das empresas.”

Expectativa para a safra de tabaco

Com o plantio feito entre junho e julho, o casal Altair e Maria Olisia Franco, moradores de Linha Bem Feita, já vivem a expectativa de poder colher o tabaco. “Se não tivesse dado os últimos dias de frio, dia 20 de setembro já poderíamos colher. Mas vai ficar para o começo de outubro. Precisa esquentar mais a partir de agora”, comentou Altair, 56 anos.

Nesta safra, ele e a esposa plantaram 103 mil pés, 30 mil a menos que no ano passado. “Está difícil conseguir mão de obra”, justificou o produtor, sobre a diminuição. Ainda assim, a expectativa dele é por fazer uma safra melhor que a anterior. “Ano passado, com a chuvarada, fizemos 9,5 arrobas por mil pés. A média ideal seria 11 arrobas. Do que estamos vendo na lavoura, com folhas maiores, mais vistosas e mais pesadas, a expectativa é melhorar a produtividade.”

2,3 toneladas/hectare – é a estimativa de produção em Venâncio na safra 2024/25, com uma área projetada de 8,4 mil hectares, conforme dados da Emater.



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido