Após o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede-VRP) abrir o prazo para encaminhamento dos projetos que utilizarão os recursos da Consulta Popular 2025, a Prefeitura de Venâncio Aires já definiu como aproveitará os valores. A Capital do Chimarrão recebeu R$ 94.170,47 para projeto de conservação de solo e água.
Sob o comando da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, 30 agricultores serão beneficiados com a utilização de calcário dolomítico, sementes de crotalaria e milheto para a recuperação de solo. O calcário dolomítico é composto principalmente de carbonato de cálcio e magnésio, sendo uma fonte de nutrientes essenciais para as plantas, como cálcio e magnésio, enquanto que a crotalaria é utilizada como adubação verde e milheto recicla nutrientes, reduz daninhas e armazena água.
Os municípios e o consórcio público podem fazer o encaminhamento para execução das propostas, cuja temática foi reconstrução, até o dia 31 de março, através do site da Consulta Popular (www.consultapopular.rs.gov.br/inicial) com login cidadão.