Neste Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira, 22, a data convida para reflexão sobre hábitos de racionalização, mas também inspira consciência diante de práticas de ESG que têm mudado a vida no campo. É o caso do programa AOBe Water, aplicado em 97 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que preserva nascentes melhorando a qualidade da água desde julho de 2022. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Alliance One Brasil e a Imperial Brands.
Para proteger 32 fontes e 20 poços, são adotadas práticas de conservação e recuperação do solo, assim como da mata ciliar em torno das vertentes. Favorecendo a infiltração da água no solo, são recriadas as condições ambientais para reter os agentes contaminantes.
Os agricultores isolam a área em volta dos leitos dos rios para restringir o acesso de pessoas e animais, cercando o local para proteção. Também há a reposição da floresta com plantio de matas ciliares, no entorno das bacias, para proteção natural das águas. O projeto conta com apoio e instruções dos órgãos governamentais autorizados legalmente para as intervenções.
Donos de uma área de três hectares, da qual 60% é destinada ao plantio do tabaco, os paranaenses Jacir Antonio da Silva e Soeli Molleta da Silva lembram que a adesão ao projeto foi de imediato e serviu de inspiração para outros agricultores da região. “No início, tinha agricultor que não queria participar porque achava que, se mexesse na água, poderia estragar a produção. Hoje, depois que viu o nosso exemplo, tem gente que nos procura com interesse em fazer parte. É a melhora da qualidade de vida”, afirma o agricultor.
Novas caixas d’água e cisternas
Em caso de desabastecimento, caixas d’água resolvem a necessidade por algum tempo. Por isso, o programa contemplou 49 famílias no Rio Grande do Sul com reservatórios de polietileno, além da construção de cisternas – em que a água armazenada pode ser utilizada na limpeza, na irrigação e no sistema sanitário, reduzindo em até 50% o consumo da água potável.
A construção de sanitários e fossas sépticas também integra o programa, em 16 localidades que não possuem rede de tratamento de esgoto. As fossas atuam diretamente na água vinda dos vasos sanitários, possibilitando que essa água seja devolvida ao meio ambiente com o mínimo de impacto ambiental. Essas edificações beneficiaram 36 propriedades.
A Alliance One Brasil monitora 100% dos produtores integrados. “Esse monitoramento resulta em uma ampla coleta de dados, abrangendo escopos sociais, ambientais e de governança. Assim, identificamos propriedades onde há potencial para implantação de melhorias em água potável, saneamento e higiene, oportunizando o desenvolvimento do programa AOBe Water, beneficiando milhares de pessoas”, avalia a coordenadora de Sustentabilidade da empresa, Carine Schaefer.