
Programa Terra Forte busca a recuperação de solos e fortalecimento da agricultura familiar no Rio Grande do Sul.
O programa Operação Terra Forte, que busca a recuperação de solos e fortalecimento da agricultura familiar no Rio Grande do Sul, segue com inscrições abertas em Venâncio Aires. O prazo vai até 17 de outubro e, conforme informações da Emater, foram 255 inscritos até o fim da manhã desta quarta-feira, 1º.
O programa é do Estado e conta com investimento inicial de R$ 300 milhões através do Fundo de Reconstrução do Rio Grande do Sul (Funrigs). Segundo o chefe do escritório local da Emater, Vicente Fin, a meta é alcançar 450 inscritos. “Essa meta de ‘3 por 1’ é solicitada pelo Estado, para que se torne uma política pública, então precisa ter esse alcance de interessados. Mas beneficiadas serão 150 famílias, que após visitas técnicas às propriedades, serão analisadas e escolhidas pelo Comder [Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural], explica Fin.
Em nível estadual, a meta é habilitar 15 mil famílias. Cada uma receberá R$ 30 mil, a fundo perdido, para a melhoria do solo na propriedade.
Inscrições para o Terra Forte
As inscrições seguem dia 17 de outubro e devem ser feitas diretamente na Emater de Venâncio Aires, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Os interessados devem apresentar o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ou Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) válida e carteira de identidade. O titular da propriedade precisa estar junto no ato da inscrição.
Microrregião
Na microrregião de Venâncio Aires, a previsão é de 86 famílias contempladas. São até 18 em Mato Leitão, até 48 em Passo do Sobrado e até 20 famílias em Vale Verde.