Projeto que propõe incentivo à cultura de erva-mate é aprovado em Mato Leitão

-

A partir de agora, os agricultores de Mato Leitão contam com incentivo direto para investir no fortalecimento da cultura da erva-mate. O programa de subsídio ao fornecimento de mudas da planta foi aprovado por unanimidade, na noite de terça-feira, 24, na Câmara de Vereadores. De acordo com o projeto de lei aprovado, a meta é conceder até mil mudas por ano, por produtor rural, com subsídio de até 50%.

A implementação do programa passou pelo crivo do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder). Atualmente, a cultura está presente em 125 hectares, especialmente na região do distrito de Vila Santo Antônio. O plantio pode ser nos sistemas ‘solteiro’ ou ‘consorciado’, sendo mais uma fonte de renda nas propriedades, destacou o prefeito Carlos Bohn em sua mensagem justificativa ao projeto.

As mudas que farão parte do programa municipal precisarão ser adquiridas de viveiros inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem). Para que o produtor tenha acesso ao beneficio, é necessário realizar inscrição na Secretaria de Agricultura, apresentar Bloco de Produtor Rural e estar em dia com tributos municipais.

Santo Antônio

Beatris reivindicou reforço da iluminação pública no acesso ao Loteamento Amizade (Foto: Cristiano Wildner)

No espaço da tribuna livre, dois pedidos distintos foram tratados em relação ao distrito de Vila Santo Antônio. Em um deles, da vereadora Beatris Eliete Pereira (MDB), sugere ao Executivo a promoção de melhorias no acesso ao Loteamento Amizade. Ela reivindica, principalmente, reforço na iluminação pública. Em sua mensagem justificativa, destacou que pontos da iluminação pública da entrada ao loteamento estão em precário estado de conservação, o que gera insegurança para moradores daquela região.

Hochscheidt sugeriu o alargamento de ponte que receberá pavimentação em Vila Santo Antônio (Foto: Cristiano Wildner)

Já sobre o projeto que envolve 1,6 quilômetro de pavimentação entre a antiga Estrada Poliédricas e o centro da Vila Santo Antônio, o vereador Volnei André Hochscheidt (Progressistas) reivindicou uma atenção especial por parte da municipalidade quanto à melhorias na ponte que existe no trecho. Com a pavimentação, ele pediu a revisão na estrutura da ponte e o seu alargamento para que “pelo menos dois veículos passassem lado a lado”.

Ainda com relação a essa obra, o vereador Emerson Luis Kirch, o Kiko (PSDB), anunciou que a pavimentação será realizada por empresa de Lajeado e que o prazo de execução é de três meses.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido