O transporte de calcário é um incentivo do município de Mato Leitão para os agricultores. Neste ano, conforme o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Carlos Machry, 59 produtores se habilitaram ao programa que irá distribuir 878 toneladas de calcário no município.
O número de produtores atendidos quase dobrou em relação ao ano anterior, quando foram atendidos 33 produtores e distribuídos 450 toneladas. “Todo o processo inicia com a análise do solo. A secretaria custeia essa análise e o transporte de uma carga de calcário por produtor”, explica Machry.
“A gente investe no solo para conseguir bons resultados com a colheita. O calcário é um dos exemplos.”
ODEMIR GUTERRES DE CARVALHO
Produtor rural
Ele comenta que, neste ano, o Município está carregando o calcário de quatro empresas da região. “A gente percebe que a demanda de todos é grande, com os grãos em alta, mais produtores se interessaram em melhorar o solo, e isso está acontecendo não só em Mato Leitão, por isso, as vezes a gente não consegue atender muitos agricultores em um dia”, salienta o secretário.
Machry comenta que o programa visa auxiliar os agricultores do município e melhora a qualidade do solo. “A terra reage com o calcário, a gente percebe resultados satisfatórios em lavouras onde o produto é utilizado da forma correta.”
Vila Santo Antônio
O uso do calcário passou a ser constante na correção do solo das terras de Odemir Guterres de Carvalho, 66 anos, em Vila Santo Antônio. “Este é o terceiro ano consecutivo que a gente faz a correção do solo, a análise e uso o calcário. Anos atrás eu usava, mas era só de tempos em tempos”, detalha Carvalho.
O produtor reforça que já vem percebendo que a safra de milho e soja já aumentaram a produção com o uso da técnica nos 18 hectares que cultiva. Esse ano, ele já recebeu o calcário que irá ser colocado na terra nos próximos dias, após a colheita da soja.
59 produtores
se inscreveram no programa da prefeitura de Mato Leitão que auxilia com o transporte de uma carga de calcário por agricultor.