Segunda Abertura Municipal da Colheita do Tabaco terá dois dias

-

A Segunda Abertura Municipal da Colheita do Tabaco de Venâncio Aires, neste ano, será realizada em um dos distritos exemplo de diversificação de culturas rurais. Trata-se do Vale do Sampaio, que é um dos berços da colonização alemã da Capital Nacional do Chimarrão. O evento será realizado na centenária Associação de Leitura e Canto Jovialidade, de Linha Andréas.

A abertura oficial ocorrerá em dois dias, um voltado para a qualificação e formação e outro festivo. A intenção é promover o dia de qualificação no fim de outubro, com palestrantes que destaquem novas formas de manejo e tecnologias. Também estão entre os objetivos reforçar questões ligadas ao mercado regional, nacional e internacional do setor tabacaleiro.

“Desde perspectivas comerciais e climáticas até as novas tendências mundiais, como a de investir no chamado cigarro eletrônico, ganham espaço no fórum técnico”, informa o secretário de Desenvolvimento Rural, André Kaufmann. Embora ainda não tenha data, está definido que o fórum encerra com um café colonial.

Já o momento festivo será realizado em 16 de novembro, junto com o tradicional jantar-baile de Kerb, que é realizado pela comunidade há mais de oito décadas. Durante a noite serão prestadas homenagens e haverá animação da banda Os Liderais, de Santa Cruz do Sul. Em Venâncio Aires, o cultivo do tabaco envolve cerca de 4,3 mil famílias.

REALIZAÇÃO

A Segunda Abertura Municipal da Colheita do Tabaco é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural de Venâncio Aires, em parceria com o Sindicato das Indústrias do Tabaco (SindiTabaco) e a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). A primeira edição do evento itinerante ocorreu no ano passado, em Linha Cerro dos Bois. O evento municipal surgiu após Venâncio Aires sediar, em 2017, iniciativa semelhante, mas em âmbito estadual.

ABERTURA ESTADUAL

Já Abertura Oficial da Colheita do Tabaco no Rio Grande do Sul, em 2019, ocorre em Arroio do Tigre. O próximo passo é a definição da data e da propriedade que irá acolher a abertura. Esse é o terceiro ano que a abertura da colheita é realizada, com organização da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, junto com Afubra e SindiTabaco.

No estado, a cultura do tabaco envolve 75 mil produtores e 300 mil pessoas no meio rural. Segundo o SindiTabaco, o Rio Grande do Sul é responsável por metade da produção nacional. Além disso, o tabaco representa 10% de tudo que o estado exporta. A atividade está presente em 238 municípios. Canguçu, Venâncio Aires e São Lourenço lideram o ranking brasileiro.

No campo, na Região Sul do Brasil, 600 mil pessoas estão envolvidas na produção do tabaco. Na indústria, são 40 mil empregos diretos. O setor tabacaleiro é responsável pela geração de R$ 13,2 bilhões em impostos anualmente.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido