A revista Perfil Socioeconômico, lançada pela Folha do Mate na quinta-feira, 7, revelou os 100 maiores produtores rurais por Valor Adicionado Fiscal (VAF) do município, tendo como ano-base 2022. Uma das atividades que mais cresceu em Venâncio Aires nos últimos anos, a avicultura foi novamente destaque. É possível ter uma ideia dessa escalada ao analisar as primeiras 10 posições do ranking, já que oito delas são ocupadas pelo setor, incluindo o líder, Condomínio Avícola Venâncio Aires, que manteve a posição em relação ao ano passado.
A estrutura instalada em Linha 17 de Junho entrou em funcionamento em 2020. São oito aviários com capacidade total de 265 mil frangos por lote, sendo seis lotes por ano. Atualmente, mantém um alojamento de 165 mil frangos. A produção anual de animais chega a 990 mil, o que equivale a três mil toneladas. São 21 associados, incluindo a própria Dália Alimentos, que também tem a cota dela.
Segundo o vice-presidente do condomínio, Marcelo Müller, pelo trabalho realizado havia expectativa de uma boa posição no ranking, mas ter se mantido entre os primeiros foi um prêmio. “Mas não vemos isso como uma competição. Todos os produtores, dos mais variados segmentos, têm sua importância dentro da economia. Acredito que isso é um grande reconhecimento para todos os agricultores de Venâncio”, avaliou Müller, que representou o Condomínio Avícola Venâncio Aires no evento de quinta-feira. Além do lançamento da revista Perfil, na noite, os 10 maiores produtores rurais receberam certificados e troféus, assim como as maiores empresas do município.
Oito em dez
Além do Condomínio Avícola Venâncio Aires (primeiro lugar no ranking), a avicultura aparece entre os 10 primeiros da lista geral com Roberto Milton Mallmann (segundo), Elton Roberto Hein (terceiro), Juares dos Santos (quarto), Luciano Aloísio Walker (quinto), Lauro José Schwingel (sexto), Ênio Rogério Jessof (oitavo) e Rudi Schuh (nono). As exceções entre os líderes são o Condomínio Suinícola Progresso (sétimo), na criação de suínos, e Jair Clécio Lehmen (décimo), produtor de grãos.
Mais de 60 aviários em produção
• De acordo com dados da Emater, Venâncio tem 57 aviários de corte em produção (inclui o Condomínio Avícola, que tem oito aviários). São 42 famílias produtoras, 13,6 milhões de animais e 23 mil toneladas por ano.
• Outros nove aviários devem ser implementados ao longo de 2024.
• Quanto aos ovos e ovos galados, são sete aviários em produção, sete famílias produtoras e 53,7 mil galinhas (matrizes). Segundo a Emater, há expectativa de mais dois empreendimentos em 2024.