
A 48ª Expointer, considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, será realizada de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque Assis Brasil, em Esteio. Em Venâncio Aires, o Sindicato Rural e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) já estão com inscrições abertas para as tradicionais excursões que levam associados e demais interessados à exposição.
Em comum, ambos os sindicatos estão cobrando R$ 35 para associados e R$ 45 para não associados. As inscrições devem ser feitas diretamente nas sedes das entidades, mediante apresentação de documento de identidade e pagamento no ato. Já o acesso ao parque, por meio das excursões organizadas pelos sindicatos, será gratuito.
SINDICATO RURAL
No caso do Sindicato Rural, o presidente Ornélio Sausen informa que a excursão será no dia 5 de setembro, uma sexta-feira, com saída às 7h da sede do sindicato, localizada na rua 1º de Março, número 1.208, e retorno a partir das 16h. As inscrições seguem até o dia 20 de agosto, com a disponibilização de dois ônibus. Um dos veículos fará parada no Minimercado J&J, localizado em Linha Picada Nova, que também está recebendo inscrições no local. Neste ponto, no entanto, o prazo para inscrições encerra antes, no dia 18.
STR
Já no caso do STR, a auxiliar administrativa responsável pelas inscrições, Tatiane Frey, informa que a excursão será no dia 4 de setembro, uma quinta-feira. A saída da sede, localizada na rua Osvaldo Aranha, número 181, está marcada para as 6h30min, com retorno previsto para as 16h30min. As inscrições seguem até o dia 15 de agosto e, segundo Tatiane, também serão disponibilizados dois ônibus, sendo que um deles já está com todas as vagas preenchidas.
Participação de negócios locais
- Além do público venâncio-airense que tradicionalmente marca presença na Expointer, também é costume a participação de empreendimentos locais no evento. Embora a organização ainda não tenha divulgado a lista oficial de expositores, a Folha do Mate apurou que alguns negócios da cidade já têm presença confirmada.
- É o caso da GRA Máquinas, representante oficial da marca XCMG no Rio Grande do Sul, localizada no trevo de Venâncio Aires; e das agroindústrias Vegetais Sabores da Querência, de Linha Herval; Casa do Mel Schwendler, de Linha Olavo Bilac; Casa do Mel Serrano, de Vila Deodoro; e Cutelaria Bohn, de Linha Rincão de Souza.