Com foco na permanência do jovem no campo, entidades passaram a ouvir as demandas dos agricultores do setor e as perspectivas para o desenvolvimento da atividade. Entre elas, está o Sindicato Rural de Venâncio Aires, que também incentiva a permanência do jovem no campo. Conforme o presidente da entidade, Ornélio Saussen, o Sindicato presta uma série de serviços, uma espécie de assessoria para o fumicultor. “Participamos do levantamento de custos de produção, negociações e uma série de temáticas que envolvem o produtor de tabaco. Além disso, incentivamos que o jovem permaneça no interior, temos muito cases de sucesso”, frisa.
Comissão
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Venâncio Aires, desde 2012, tem jovens que representam a entidade em eventos da federação. Todavia, em setembro deste ano, ocorreu a primeira reunião da Comissão Regional de Jovens e, neste mês, o grupo foi formado. Hoje são seis integrantes da comissão, que tem como presidente a agricultora Lisane Franck. Além disso, cerca de 30 jovens agricultores de diversos segmentos participam dos encontros. “A gente sempre fica contente com a adesão do grupo e a presença de todos, pois com a diversidade conseguimos abranger as demandas de diversos setores agrícolas”, comenta Lisane.
Segundo ela, a comissão é um canal direto para os jovens levarem suas ideias e os problemas do dia a dia no campo. “Além disso, a gente visa incentivar que os jovens permaneçam no campo e mostramos o trabalho do STR”, explica.
Os encontros, conforme Lisane, são para encaminhar solicitações do grupo e ouvir as demandas voltadas para a juventude rural. “Somos um grupo com bastante diversificação de cultura. No ano que vem pretendemos fazer encontros nas propriedades para conhecermos as atividades e ter momentos de trocas de conhecimentos. Além disso, projetamos visitar propriedades fora do município.”
“A gente percebe que muitos jovens estão ficando no campo,
outros voltando. O tabaco tem sido uma grande escolha da juventude, que alia a diversificação nas propriedades.”
ORNÉLIO SAUSSEN
Presidente do Sindicato Rural
Fazer parte da comissão e liderá-la é um grande desafio, pois somos um canal direto para os
jovens levarem suas ideias e problemas do dia a dia. Além disso, temos como objetivo incentivar que os jovens permaneçam no campo.”
LISANE FRANCK
Presidente da Comissão Regional de Jovens do STR
FOTO: lisane