Empresa emprestou equipamento que levará água para famílias do interior (Divulgação AI/Prefeitura)
Empresa emprestou equipamento que levará água para famílias do interior (Divulgação AI/Prefeitura)

Apesar das previsões marcarem a instabilidade nos últimos dias, a intensidade da chuva ainda foi desfavorável para amenizar a situação de falta de água e prejuízos na agricultura. Em algumas regiões do interior de Venâncio Aires foram registrados quatro milímetros. Em Vila Santa Emília, por exemplo, produtores registraram aproximadamente um milímetro, em Linha Cecília, relatos de moradores apontam 10 milímetros de chuva entre segunda e terça-feira.

Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Rural, a preocupação com os pedidos de água continua. Atualmente, cerca de 10 famílias registram falta de água, por dia, no interior. Para auxiliar no abastecimento das famílias, a empresa RB Poços Artesianos realizou o empréstimo de um tanque para armazenamento de água de cinco mil litros. O anúncio foi realizado na última terça-feira, 12, quando prefeito Jarbas da Rosa afirmou que a Administração fará o possível para atender da melhor forma possível os agricultores. Agora, são dois caminhões destinados exclusivamente para o atendimento de falta de água no interior de Venâncio Aires.

Em visitas técnicas a propriedades do interior, a Emater/RS-Ascar de Venâncio Aires também já percebe perdas na agricultura. Conforme o engenheiro agrícola do escritório municipal da Emater, Diego Barden dos Santos, a diferença neste ano são as secas periódicas, pois determinadas culturas foram plantadas e receberam chuva, outras foram prejudicadas com a falta da precipitação. “Como ainda não temos o final de colheita, não temos como mensurar uma quantidade de prejuízos. Mas já temos regiões muito afetadas”, reforça.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura