
Venâncio Aires - O cultivo de tomate tem sido motivo de entusiasmo entre os agricultores de Venâncio Aires. Com produtividade elevada e frutos de excelente qualidade, a safra se consolida como uma das mais positivas dos últimos anos. O bom desempenho não beneficia apenas o mercado in natura, mas também valoriza a versatilidade do tomate, ingrediente presente no dia a dia das famílias brasileiras e que se adapta aos mais diversos preparos, desde saladas e molhos até refogados e geleias artesanais.
Em Vila Palanque, na propriedade de Sérgio Mees, 69 anos, e Marilene Coutinho Mees, 61, foram plantados 250 pés de tomate. A produtora conta que não lembra de outro ano com números tão expressivos. O casal opta principalmente pelo cultivo do tipo rasteiro, voltado para os produtos da agroindústria. “Até agora, já colhemos 450 quilos, mas ainda há uma boa parte para colher”, relata.





Sérgio é responsável pelo manejo da lavoura e pela maior parte da colheita. Marilene também auxilia, mas o foco principal do trabalho dela é na agroindústria familiar, onde coloca em prática sua criatividade culinária. Com a grande produção deste ano, ela precisou desenvolver novas alternativas para evitar desperdício. “Há alguns anos produzo e comercializo o molho de tomate e também vendo o fruto in natura. Neste ano, pela quantidade, criei a geleia de tomate, com e sem pimenta”, conta.
A propriedade possui quatro hectares com diversas culturas. No tomateiro, a opção foi não utilizar irrigação, e, mesmo assim, a planta resistiu bem ao calor. “Usamos uma proteção para o sol, mas percebi que o tomate é bastante resistente, comparado a outras culturas”, afirma Sérgio.
Marilene já é conhecida entre os consumidores pelas geleias diferenciadas que produz. “Quando vou à feira aos sábados, muitos clientes ficam curiosos para saber o que eu trouxe de novo. Isso é resultado dos cursos e de visitas técnicas que participo. Desta vez, a novidade é a geleia de tomate”, explica. Além das vendas na feira da Cooprova, localizada aos fundos da Prefeitura, ela também realiza entregas de geleias, molhos e tomate in natura no município.
Período de ar mais seco favoreceu a produção
A extensionista rural da Emater/RS-Ascar de Venâncio Aires, Djeimi Janisch, explica que a boa safra do tomate está diretamente ligada às condições climáticas deste ano. “Outubro e novembro foram excelentes para o tomate. As temperaturas ficaram dentro do ideal para o tomate, entre 20°C e 25°C durante o dia e de 13°C a 18°C à noite. Além disso, tivemos alta insolação e baixa umidade do ar, condições que favoreceram a sanidade das plantas”, detalha.
Segundo a engenheira agrônoma, anos anteriores registraram primaveras mais chuvosas, o que prejudica o cultivo, já que o tomateiro é sensível a doenças, especialmente partir do início do florescimento.
As práticas de manejo também variam conforme o tipo de tomate. O tomate rasteiro cultivado pelo casal Mees, por exemplo, é mais rústico e ideal para molhos, devido à firmeza da polpa. Já produtores de tomate para consumo in natura, como tipos longa vida, salada ou italiano, precisam realizar tutoramento, desbrota e manejo dos cachos para garantir o desenvolvimento adequado. “A desbrota é fundamental para que a planta concentre energia nas frutas”, reforça a extensionista.
Outro ponto que deve ter cuidado na produção, é o manejo correto com o solo. Djeimi explica que há um problema recorrente com a deficiência de cálcio e boro, nutrientes pouco móveis na planta. Isso pode ocorrer mesmo quando o solo possui cálcio suficiente, pois variações climáticas dificultam o transporte desses elementos até os pontos de crescimento. “Nesses casos, o sintoma mais comum é o chamado ‘fundo preto’ ou ‘bunda preta’ do tomate. A recomendação é aplicar calcário antes do plantio e, se necessário, fazer aplicações semanais de cálcio foliar. Alguns produtos comerciais oferecem essa solução e até mesmo água de cinza, na concentração de 1%, já fornece cálcio.”
Mesmo com irrigação, as aplicações de cálcio e boro são recomendadas. Outra prática importante é o uso de calda bordalesa, à base de cobre e com presença de cálcio, que ajuda a manter a sanidade da planta. “Sempre orientamos os produtores a realizarem, no mínimo, aplicações quinzenais”, acrescenta.
“O inverno prolongado atrasou um pouco o plantio, porém a primavera trouxe fatores muito favoráveis ao desenvolvimento da cultura do tomate.”
DJEIMI JANISCH
Extensionista rural da Emater
Tomate de meio quilo
No Facebook o público compartilha registro da boa safra de tomate. Na horta da moradora de Linha Marechal Floriano, Angela Niedermayer, ela colheu um fruto de quase meio quilo.
“Fonte de vitaminas, antioxidante e faz bem para o coração”, indica nutricionista
Conforme explica a nutricionista Viviane Cristina Baumgarten, o tomate fornece vitamina C, potássio e folato, e tem bastante licopeno, um antioxidante poderoso que ajuda a reduzir inflamações e a retardar o envelhecimento das células. “Além disso, o tomate faz bem para o coração e fortalece o sistema imunológico e é um alimento muito nutritivo”.
Formada em Nutrição pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2021, Viviane atua há mais de quatro anos na área da nutrição em Venâncio Aires. Ela ressalta que o consumo diário do tomate é recomendado para a maioria das pessoas. “De forma geral, uma a duas unidades ao dia ou o equivalente em preparações já oferece bons benefícios nutricionais. Não há um limite rígido, mas para quem tem refluxo ou sensibilidade a alimentos ácidos, a moderação pode ser importante”, conta.
“Graças ao licopeno e a outros antioxidantes, o tomate está associado à redução do risco de doenças cardiovasculares, melhora do perfil inflamatório e possível proteção contra alguns tipos de câncer.”
VIVIANE CRISTINA BAUMGARTENNutricionista
Dicas de receitas
- Salada refrescante de tomate com manjericão: tomate em rodelas, azeite, sal, pimenta e folhas de manjericão.
- Tomate confit no forno: tomates cereja assados com azeite, alho e ervas – ótimo para acompanhar pães, massas e proteínas.
- Molho de tomate caseiro: tomates picados refogados com alho, cebola e azeite; cozinhar até desmanchar.
- Omelete caprese: ovos, tomate picado, muçarela de búfala e manjericão.
- Tomate recheado: rechear com frango desfiado, atum ou ricota temperada e gratinar.
*Sugestões da nutricionista Viviane Cristina Baumgarten