Uma tarde de reflexão para destacar a força da mulher

-

Em uma grande roda, o chimarrão, companheiro de todos os dias, integrou mais de 50 mulheres durante o primeiro Intercâmbio dos Clubes de Mães de Venâncio Aires em 2020. Logo na recepção, o clima caloroso indicava que a tarde seria agradável e ‘recheada’ de assuntos importantes. O momento era de expectativa e ansiedade.

Abrindo o calendário de visitas, o Clube de Mães Flor do Sul, de Linha Cerro dos Bois, recebeu, na tarde de ontem, 4, o Clube de Mães Helena Bohn, de Vila Teresinha. Na semana da mulher, esse encontro marcou o início do ciclo de visitas e, mais do que nunca, reforçou a importância do gênero feminino.

O objetivo do intercâmbio é a troca de experiências entre as comunidades, sem contar o aprofundamento nos conhecimentos sobre segurança e soberania alimentar e reflexão sobre gerenciamento de conflitos.

Na abertura, a extensionista da Emater, Djeimi Janisch, e as presidentes dos dois clubes, Maria de Lurdes da Silva, 56 anos, de Linha Cerro dos Bois, e Noeli Helena Freitag, 74 anos, de Vila Teresinha, apresentaram a história de cada clube. Maria de Lurdes fez uma acolhida e contou a trajetória do Clube de Mães que tem mais de 50 anos. Além disso, presenteou o clube visitante.

Já Noeli, que é uma das sócias-fundadoras da entidade de Vila Teresinha, ressaltou a alegria de participar dos encontros. “Para nós é uma alegria vir aqui, conhecer a realidade de Cerro dos Bois, e fazer novas amigas, sem contar que vamos dividir muitos ensinamentos. Tenho certeza que vai ser muito legal.”

Clube de Mães Flor do Sul, de Linha Cerro dos Bois, recebeu o Clube de Mães Helena Bohn, de Vila Teresinha (Foto: Rosana Wessling/Folha do Mate)

O Clube de Mães Helena Bohn, segundo Noeli, é um dos primeiros do município. “Temos uma grande história. É uma alegria ter quatro integrantes aqui que são sócias-fundadoras. O Clube tem esse nome porque no início a gente plantava hortaliças na Escola Helena Bohn, e nossas reuniões aconteciam lá. Mas isso tudo bem antigamente”, reforça.

A tesoureira do Clube de Mães visitante, Flávia Maehler, 63 anos, avalia o evento como positivo. “A gente foi muito bem recebida. Somos muito festeiras e unidas. Esperava que seria uma boa palestra e isso só se confirmou. Sem contar que a gente aprende muito com esses encontros. Conhecemos novas pessoas, lugares e uma gastronomia diferente.”

Além dos representantes das entidades parceiras, Emater/RS-Ascar, Gabinete da Primeira-dama, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Sindicato Rural e Prefeitura de Venâncio Aires, a Agricultora Destaque 2019, Janete Brandão, falou da força da mulher e da importância de participar dos momentos de integração.

Antes da palestra principal, as mulheres receberam o convite para participar do Seminário em Defesa da Mulher que ocorre nesta sexta-feira, 6, na Câmara de Vereadores, às 14h, evento organizado pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (Comdim) e do Encontro Regional das Trabalhadoras Rurais, evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que será no domingo, 8, em Santa Cruz do Sul.

Na sequência, a professora e secretária municipal de Educação, Alice Theis, falou sobre gerenciamento de conflitos. O objetivo foi refletir sobre como lidar com as batalhas internas que surgem. Além disso, a programação contou com uma fala técnica de profissionais da Emater sobre horta doméstica. No fim da tarde, um café foi servido e ocorreu um momento de integração entre as mulheres.

As mulheres se reuniram numa roda e acompanharam as palestras da tarde (Foto: Rosana Wessling/Folha do Mate)

Intercâmbios

Este é o terceiro ano do projeto, uma iniciativa da Emater/RS-Ascar, desenvolvida em parceria com o Gabinete da Primeira-dama, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Sindicato Rural e Prefeitura de Venâncio Aires.

O próximo encontro será no dia 25 de março, em Linha Ponte Queimada. A Sociedade de Damas Cultivando a Amizade, recebe mo Clube Amigas do Campo do Salto, de Linha Salto. O número de clubes de mães participantes dos intercâmbios é 24 – quatro a mais do que no ano passado. De março a agosto, serão realizados 12 encontros. Os eventos estão marcados, sempre, para as 13h30min.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido