Em busca de potencializar a diversidade de culturas nas propriedades e permitir uma fonte de renda paralela para os agricultores, o município de Venâncio Aires recebe até a sexta-feira, 16, inscrições de produtores rurais interessados em se habilitar ao Programa Municipal de Reflorestamento na Propriedade Rural para subsídio na aquisição e transporte de mudas frutíferas. Agricultores interessados podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural.
No ano passado, a família de Antonio Derli Nunes da Silva, 60 anos, em Linha Marechal Floriano se habilitou ao programa e implementou o pomar de quatro variedades de frutas. “Plantamos 25 mudas de pêssego, 25 bergamota ponkan, 25 mudas de laranja umbigo, 25 de laranja do céu. Um pouco de tudo”, detalha o agricultor.
Ao lado da esposa Amneris dos Santos da Silva, 58 anos, dos filhos Darlan, 13 anos, e Daniani, 36 anos, e da neta Sofia, 3 anos, Silva plantou as mudas frutíferas perto da residência, para facilitar os cuidados. “Muitos me chamaram de louco pois estava usando roça boa para plantar frutas. Mas já estou inspirado e pretendemos plantar mais”, comenta.
A família cultiva 35 mil pés de tabaco e mora há seis anos na propriedade do 5º distrito. “A gente quer ter mais uma alternativa de renda. A nossa meta é diversificar”, salienta Amneris. O pomar está todo estruturado, a família já acrescentou árvore de goiaba e duas mudas de café.
No momento entre o espaçamento das mudas, a família semeou ervilhaca e aveia. No futuro, a ideia é plantar batata-doce ou amendoim para reaproveitar o espaço. “A gente ficou sabendo do programa pela Emater, eles que nos incentivaram. Agora, a gente até pensa em aumentar”, pontua o agricultor.
Programa
O técnico da Secretaria Municipal de Agricultura, Gerson Antoni, informa que o valor disponibilizado neste ano será de R$ 10 mil para produtores que queiram o subsídio na aquisição e transporte das mudas frutíferas. “Cada agricultor terá direito a até 100 mudas frutíferas e irá receber R$ 5 por muda de auxílio do poder público municipal”, complementa Antoni.
Nesta edição, conforme o chefe do escritório local da Emater-RS/Ascar, Vicente Fin, os produtores podem implementar pomares de cítricos, rosáceas, uva e caqui. “Vale ressaltar que nosso objetivo é ampliar os pomares comerciais. A exigência é que cada produtor pegue no mínimo 25 mudas de uma variedade”, cita.
O produtor rural interessado em aderir ao programa deverá comparecer à Secretaria de Desenvolvimento Rural para realização da inscrição, mediante o preenchimento de formulário patronizado, apresentando cópia dos documentos pessoais com foto, comprovante de inscrição em talão de produtor rural, certidão negativa de tributos municipais e cópia do projeto técnico da Emater.
Diversificação
• Além do edital das frutíferas, também se encerra na sexta-feira, 16, o período para agricultores interessados em se habilitar ao Programa de Diversificação de Culturas e Expansão de Atividades Agrícolas e Pastoris. A Secretaria de Desenvolvimento Rural, com a anuência do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder), realiza as inscrições de projetos para a execução de serviços de máquina.
• Os projetos de diversificação de culturas e expansão de atividades agrícolas e pastoris serão executados na forma estabelecida pelo inciso I do art. 2º da Lei Municipal número 6.335, de 9 de maio de 2019, relacionados à avicultura de corte e postura comercial, bovinocultura de leite, suinocultura comercial, agroindústria familiar com ênfase no aumento da produção, da renda e no fomento das atividades agrícolas.
• Terão prioridade de atendimento projetos de avicultura e suinocultura comerciais, ficando o quantitativo de projetos a serem executados condicionado à capacidade orçamentária da pasta.
• Conforme o edital divulgado pela Administração, a execução do serviço pelo Município poderá se dar de forma direta ou mediante empresa terceirizada e será conforme a disponibilidade financeira, física e humana, atendendo sempre quando possível, todos os inscritos que forem homologados. A execução do serviço depende de apresentação do licenciamento ambiental relativo a cada atividade.