Realizada em todo o país, a Campanha de Multivacinação surgiu com o propósito de colocar o calendário vacinal em dia de quem já perdeu o controle das vacinas que fez ou não. Na Capital Nacional do Chimarrão, são cerca de 65 profissionais da secretaria de Saúde que trabalham na organização da campanha que se estende até o dia 30 e terá o seu Dia D neste sábado. O público-alvo são os menores de cinco anos, crianças e adolescentes de nove a 15 anos incompletos – jovens com 15 anos não irão receber as doses.

Em Venâncio Aires, as vacinas são feitas nos postos de saúde, no entanto, apenas os postos de Travessa, Vila Terezinha, Estância Nova e Tangerinas não participam da campanha por não terem sala de vacinação em funcionamento.

Apenas tem direito às doses quem levar o calendário de vacinação, bem como, o cartão do Sistema único de Saúde (SUS). Em caso de perda, a situação será analisada como forma de verificar se é possível aplicar a vacina. Essa necessidade de apresentar a carteirinha vacinal existe para que o adolescente ou criança, por exemplo, não corra o risco de fazer de novo a mesma vacina e sofrer algum tipo de reação.

Procura ainda é baixaDe acordo com a técnica em enfermagem da Vigilância Epidemiológica de Venâncio, Cristiane Ferreira, a procura pelas vacinas ainda é muito baixa no município. Ela acredita que isso ocorre em função dos horários de atendimento dos postos de saúde contemplarem um período em que muitos pais também estão no trabalho. Deste modo, se espera que a procura pelas doses seja maior neste sábado, quando ocorre o Dia D e as pessoas têm mais disponibilidade. Cristiane ainda ressalta que a busca pelas vacinas tem sido maior por adolescentes, mas o esperado é que cresça, também, o número de crianças a serem vacinadas até o dia 30.

No Brasil, a campanha ocorre em cerca de 36 mil postos fixos de vacinação. Ao todo, são 350 mil profissionais que participam da ação. De acordo com o Ministério da Saúde, foram enviadas a todas as unidades da Federação 26,8 milhões de doses – incluindo 7,6 milhões para a vacinação de rotina de setembro e 19,2 milhões de doses extras para a campanha.

Vacinas aplicadasEm Venâncio Aires, são aplicadas nas crianças as vacinas pentavalente, pneumocócica 10-valente, meningocócica do tipo C, rotavírus, tríplice viral, hepatite A, febre amarela, BCG e vacina contra poliomelite – para crianças que estão em atraso e não receberam vacina de abril até agora – Nos adolescentes, são aplicadas vacinas antitetânica, contra hepatite b, febre amarela, tríplice viral e HPV – para as meninas de nove a 13 anos.

HORáRIOSOs postos de saúde de Venâncio Aires estão abertos das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min. No Dia D, que ocorre neste sábado, o horário de atendimento nos postos será diferenciado, das 8h às 16h30min, sem fechar ao meio dia.