Estudo desenvolvido pelo Departamento Municipal de Trânsito de Venâncio Aires identificou os cruzamentos que concentram a maioria dos acidentes na cidade. São sete os locais com mais ocorrências registradas e todos ficam na região central. O local que mais concentra acidentes, até o momento, é a esquina das ruas Visconde do Rio Branco com a Voluntários da Pátria. O estudo foi desenvolvido pela primeira vez no ano passado e atualizado em 2018.
De acordo com a comandante da Brigada Militar, capitão Michele da Silva Vargas, as principais causas de acidentes são falta de atenção dos motoristas ao volante, imprudência e não dirigir defensivamente. Já a partir disso, o coordenador dos agentes de trânsito de Venâncio Aires, João Araújo, destaca que ano após ano será reforçada a programação da Semana Municipal de Trânsito, com ações para estudantes, mas acima de tudo com palestras em empresas e entidades.
ESTUDO DE FLUXO
Outra iniciativa encabeçada pelo Departamento Municipal de Trânsito é um estudo de fluxo. A primeira etapa do estudo envolve 11 ruas e avenidas. A prioridade, no entanto, é encontrar alternativas para desafogar a rua Júlio de Castilhos. Em horário de pico, no fim de dia, por uma hora, foram registrados 255 veículos que subiram a rua (norte/sul).
“Precisamos encontrar uma alternativa para a rua. A partir do estudo de fluxo podem ser sugeridas medidas que serão avaliadas junto à comunidade. São medidas possíveis de serem implementadas, como por exemplo, transformar em mão única a Júlio de Castilhos”, informa Araújo.
As ruas que estão na primeira etapa do estudo são: Júlio de Castilhos, Osvaldo Aranha, Tiradentes, Voluntários da Pátria, 7 de Setembro, 15 de novembro, General Osório, Armando Ruschel e Carlos Wagner.
ACIDENTES DE TRÂNSITO
Dados divulgados pela Brigada Militar e pelo Departamento Municipal de Trânsito indicam que o número de acidentes vem em uma crescente. No ano passado foram atendidos pelos dois órgãos, em média, 28 acidentes mensais. Já em 2018, de janeiro a agosto, o total chega a um por dia, ou seja, 30 acidentes mensais.
CRUZAMENTOS COM MAIOR ÍNDICE DE ACIDENTES
Visconde do Rio Branco x Voluntários da Pátria
General Osório x Avenida Ruperti Filho
Júlio de Castilhos x 15 de Novembro
Osvaldo Aranha x Reinaldo Schmaedecke
Voluntários da Pátria x 1º de Março
Tiradentes x Barão do triunfo
Coronel Agra x Voluntários da Pátria
(Fonte: Departamento Municipal de Trânsito)