
Venâncio Aires - Os 100 maiores produtores rurais por Valor Adicionado Fiscal (VAF) de Venâncio Aires, ano-base 2024, foram revelados no dia 27 de novembro, durante o lançamento da revista Perfil Socioeconômico 2025/26, publicada pelo Grupo Folha do Mate. Durante o evento, realizado no Clube de Leituras, os 10 maiores produtores foram reconhecidos com um certificado.
Seguindo o que já foi identificado nos últimos anos, novamente a avicultura é o destaque. A proporção e relevância econômica do setor se explicam ao analisar as primeiras 10 posições do ranking, onde nove delas são ocupadas por produtores que trabalham com avicultura.
O primeiro lugar, repetindo os feitos dos anos-base 2023, 2022 e 2021, é do Condomínio Avícola Venâncio Aires, de Linha 17 de Junho. O espaço entrou em funcionamento em 2020 e, atualmente, tem 21 associados. São oito aviários que chegam a uma produção anual de 1,2 milhão de frangos.
“Sobre a premiação, mostra a força do cooperativismo. Onde tem uma cooperativa, tem desenvolvimento social e econômico. Isso mostra para nosso grupo que optamos pelo caminho certo, de se unir e formar uma associação, onde todos, no fim, conseguem ter um resultado melhor. Quem ganha é o associado, a comunidade e o município, gerando desenvolvimento para todos. É um orgulho estar em primeiro lugar”, destaca o presidente do condomínio, Lucimar Puhl.
Os nove primeiros produtores rurais
A avicultura é a principal produção dos nove primeiros colocados do ranking, na seguinte ordem: Condomínio Avícola Venâncio Aires, Roberto Milton Mallmann, Rudi Schuh, Juares dos Santos, Elton Roberto Hein, Gilmar Luis Baierle, Anelise Beatris Schuster Schulde, Miguel Inácio Luft e Carmo Eberhardt. O décimo colocado é Condomínio Suinícola Progresso – criação de suínos.
A importância dos investimentos
Ricardo Landim, secretário de Desenvolvimento Rural de Venâncio Aires, entende que a revista Perfil é um importante documento que mostra claramente o crescimento da agricultura ao longo dos anos. “Nos deixa muito claro a importância de investimentos no setor e agora, através, desse último programa diversificação do Município, tenho certeza que, ao longo dos próximos dois anos, teremos um crescimento bem significativo. Investir na área da agricultura, na diversificação, tem nos dado muito retorno.” Ainda conforme Landim, é possível uma movimentação significativa de valores e de renda em propriedades menores. “A nossa agricultura hoje permite que pequenas propriedades consigam investir e diversificar. Num passado não muito longe, para que a gente pudesse ter um rendimento, girar esses valores, teria que ter muita propriedade, muita terra. Mas nossa realidade local é diferente, a gente tem propriedades menores, então para nós, essa forma de trabalhá-la, é muito interessante.”
Venâncio soma mais de 70 culturas agrícolas
Venâncio Aires tem um território de mais 770 quilômetros quadrados e que concentra pequenas propriedades, com uma gama variada de atividades agrícolas. De acordo com a Emater, são mais de 70 tipos de culturas que compõem a matriz produtiva de Venâncio Aires. Depois do tabaco, entre os destaques estão a avicultura e os grãos, tanto pelo número de famílias envolvidas como pela rentabilidade. Em 2024, o milho, a soja e o trigo, por exemplo, somaram R$ 37,4 milhões dentro do Valor Bruto da Produção Agrícola (VBPA) do município, que totalizou R$ 559 milhões. É nos grãos, aliás, que está uma das novidades da matriz produtiva: o cultivo da canola. Em Venâncio, a família Lahr, de Linha Isabel, fez da experiência uma afirmação e, em 2025, plantou 14 hectares da canola, o grão usado para produção de óleo comestível.