A semana foi de despedidas na Assoeva. No domingo foi o técnico Fernando Malafaia que anunciou sua saída do cargo. Ele aceitou uma proposta do Corinthians e deixa o comando técnico da Assoeva, que agora busca um novo treinador. Na noite de ontem, a saída de Vini Scola. Contratado para ser uma das referencias técnicas da equipe, Scola sai da Assoeva para se dedicar a um projeto pessoal. A sua saída marca também sua aposentadoria das quadras. Vini Scola agora será empresário.
A tragédia
Diante de tudo que estamos vivendo na maior enchente da história do Rio Grande do Sul e da nossa região, não havia nenhuma condição de termos a disputa de partidas envolvendo equipes gaúchas. Assim, a CBF adiou todos os jogos envolvendo nossos times. Assoeva e ACBF, que seria hoje, também foi adiado. A Liga Gaúcha fez o mesmo e suspendeu os jogos. Aqui em Venâncio Aires as competições organizadas pela J30 Eventos também estão suspensas, bem como as finais de Monte Alverne. Todas, decisões acertadas.
A enchente
Estou envolvido, assim como todos os colegas, com a cobertura dessa cheia histórica. É sem precedentes o que estamos presenciando. A tragédia vista de perto. Ainda não é possível dimensionar as perdas que teremos, mas o certo é que serão muitas, de todas as formas. Durante a cobertura, vimos muitas pessoas auxiliando as autoridades no resgate de pessoas. São heróis anônimos, que estão ali por solidariedade e não para aparecer. Assim como as pessoas que auxiliam nos pontos onde há desabrigados e também aqueles que ajudam com doações. Nessas horas, a solidariedade das pessoas aparece. Ao mesmo tempo, é triste ver pessoas idosas, crianças, homens e mulheres serem resgatados no seu limite físico e emocional. É gente que estava no forro de casa, em cima de telhados, em árvores e até mesmo agarrados em postes de luz. Nessas horas, é impossível não se emocionar, não se solidarizar com essas pessoas e com seus familiares, que choram de emoção ao saber que seus entes estão vivos e resgatados. Ainda há muito trabalho a ser feito nos próximos dias até que toda a água volte ao leito do Rio Taquari, e com certeza ainda veremos muitas cenas de destruição. Que Deus ajude essas pessoas para que possam passar por mais essa tragédia.