Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) informa que está normalizado o serviço prestado pelas telefonistas na Central de Regulação Estadual do Samu. Na noite de terça, 8, e durante toda a quarta-feira, 9, houve uma redução de pessoal atuando no atendimento telefônico através do 192 – situação que foi normalizada já na manhã de ontem, 10.
A paralisação deu-se em função do Estado ter atrasado o pagamento da empresa terceirizada que presta o atendimento telefônico do Samu. Isto ocorreu, segundo a SES, devido ao bloqueio dos recursos do governo gaúcho por parte da União. Segundo meios de comunicação da Capital, houve um acordo para que fossem retomadas as atividades.
Como o serviço estava sendo prejudicado pela paralisação, a base venâncio-airense do Samu havia colocado à população a possibilidade de também ligar para o Corpo de Bombeiros (193) ou ainda para a Brigada Militar (190), caso tivesse dificuldade em conseguir contato. Mas com a situação resolvida, a orientação é voltar a discar o 192.
243 MUNICíPIOS ATENDIDOS
A Central de Regulação Estadual do Samu atende a 243 municípios do Interior do Estado, por meio de 146 bases do serviço. Os municípios de Porto Alegre, Pelotas, Bagé e Caxias do Sul possuem centrais de atendimento próprias. Diariamente, o número 192 recebe uma média de cinco mil chamados.