De terça-feira a sexta-feira da próxima semana, Santa Cruz do Sul sedia o 1º Festival Santa Cruz de Cinema, uma realização do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc) Santa Cruz do Sul, Cursos da Comunicação Social da Unisc e Pé de Coelho Filmes, com o patrocínio da JTI. De acordo com os organizadores da atividade, o evento é um espaço de difusão, lançamento e promoção para filmes de curta-metragem desenvolvidos em todo o país.
Os 15 filmes selecionados para a Mostra Competitiva Brasil serão exibidos no Auditório Central da Unisc, entre os dias 23 e 25, a partir das 19h15min. Destes, três filmes foram produzidos na região de Santa Cruz do Sul ou por realizadores da região: Intimidade, dirigido por Fred Luz, Tekoá Koen-Ju, dirigido por Helena Poetini e Fè Mye Talè, dirigido por Henrique Lahude.
Todas as noites, após as exibições, realizadores e convidados debaterão sobre os filmes selecionados. Além disso, está confirmada a presença do ator Nando Cunha (integrante do elenco da novela Salve Jorge – Rede Globo, 2013) e protagonista do filme Telentrega, que será exibido no terceiro dia da Mostra Competitiva.
Para as Mostras Paralelas, outros 24 filmes de curta-metragem foram selecionados. O Festival ainda conta com oficinas voltadas para conteúdos cinematográficos, com a participação de profissionais reconhecidos neste segmento. A programação também prevê um tour pela cidade e muitas festas.
No dia 26 de outubro serão conhecidos os ganhadores do Troféu Tipuana nas seguintes categorias: Melhor Filme, Direção, Direção de Fotografia, Direção de Arte, Ator, Atriz, Roteiro, Montagem, Trilha Sonora e Desenho de Som. Todos os filmes gaúchos, tanto da mostra principal quanto das mostras paralelas, também concorrerão a um prêmio no valor de R$ 7 mil em locação de equipamentos da Locall, empresa apoiadora do Festival.
A programação completa e outras informações sobre o festival podem ser consultadas em www.festivalsantacruzdecinema.com.br.