Saúde realiza 310 viagens para encaminhar pacientes de Mato Leitão na região

-

Com informações de Renê Ruppenthal.

O transporte de pacientes para atendimentos específicos em outros municípios da região é o principal destaque da Secretaria Municipal de Saúde, referente aos meses entre janeiro e abril deste ano. Relatório de Monitoramento e Gestão em Saúde foi divulgado em audiência pública no último dia 24, na sede da Câmara de Vereadores, com a coordenação do vice-presidente, vereador Osmar Renê Bick (PSDB).

A secretária Miriam Heinen Marques da Silva divulgou informações envolvendo receitas, despesas e atividades desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Centro e da Vila Santo Antônio. O Município investiu no primeiro quadrimestre do ano o montante de R$ 846 mil, índice de 17,95% (acima do mínimo obrigatório por lei de 15%). 

Nos quatro primeiros meses deste ano, os veículos da Prefeitura transportaram 1.033 pacientes em 310 viagens para sete cidades da região que são referências para atendimentos específicos. Esse tipo de serviço é inclusive uma das preocupações do Executivo. Miriam Marques e a prefeita Carmen Goerck comentaram que o atraso no repasse de recursos por parte do Estado está comprometendo serviços nas instituições consideradas como referência, que em alguns casos acabam inclusive suspendendo o serviço.

Consultas

A UBS Central registrou mais de 2.700 consultas entre janeiro e abril. No mesmo período foram realizadas 1.311 consultas por demanda e 80 agendadas na UBS de Vila Santo Antônio. Além disso, os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista, educador físico e fonoaudiólogo) contabilizam 695 consultas, além do atendimento a 72 grupos específicos.

Destino dos pacientes

Porto Alegre com 66 viagens e 211 pacientes; Santa Cruz do Sul (142 viagens e 448 pessoas); Candelária (24 viagens e 119 pacientes); Cachoeira do Sul (11 viagens e 21 pacientes); Faxinal do Soturno (24 viagens e 143 pacientes); Lajeado (30 viagens e 72 pacientes); Rio Pardo (13 viagens e 19 pacientes)

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido