A partir desta segunda-feira, 12, a população em geral terá a oportunidade de se vacinar contra a Influenza (gripe) na Campanha Nacional de Imunização, isso porque 2,5 mil doses do imunizante estarão disponíveis nos postos com salas de vacinação. A pouca quantidade disponível para a população geral é motivada pela baixa procura das pessoas incluídas nos grupos prioritários que ainda terão doses reservadas.
De acordo com a coordenadora do setor de imunizações da Prefeitura, Roselene Heinen, apenas 48% das pessoas consideradas prioritárias estão imunizadas, sendo que a meta estipulada pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) é de 90%. “Fomos orientados a guardar cerca de 6,5 mil doses para fecharmos a meta de proteção dos grupos prioritários”, explica. Há a intenção também, da equipe realizar mais uma ação de Dia D contra a Influenza para alcançar a meta de imunização que está baixa principalmente em idosos e crianças. Roselene supõe que mais adiante, quando todo o público prioritário estiver imunizado, mais doses poderão ser liberadas para a população em geral.
Conforme o prefeito e secretário da Saúde, Jarbas da Rosa, a disponibilização da vacina para o público geral e também a reserva de doses para os prioritários, seguem orientações do Ministério da Saúde. “Convoco a população para se vacinar contra a gripe, ela também mata”, afirma.
*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
- Para receber a vacina contra gripe, é necessário apresentar carteira de vacinação e cartão do SUS. É importante que seja observado o intervalo de 15 dias para as pessoas que tenham feito a vacina contra Covid-19. “Priorizem sempre a vacina da Covid-19”, reforça a coordenadora do setor de imunizações da Prefeitura, Roselene Heinen.
Quem faz parte dos grupos prioritários
• Profissionais da segurança pública, portadores de doenças crônicas e deficiência, caminhoneiros, motoristas de transportes coletivos, funcionários sistema prisional, idosos de 60 anos ou mais, professores, crianças com mais de seis meses e menos de seis anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.
Postos com sala de vacinação do município
- Bairros: Estratégias de Saúde da Família (ESF) do Caic, Coronel Brito, Macedo, Santa Tecla, Tabalar, Gressler e Mariante.
- Centro: Unidades de Saúde do bairro Gressler, Santa Tecla e Central.
- Interior: Unidades de Saúde de Centro Linha Brasil, Vila Deodoro e Vila Santa Emília.
LEIA MAIS:
