Com a epidemia do COVID-19, não podemos sair de casa para ir à academia ou correr no parque, como costumamos fazer. O problema é que, nessa realidade, o sofá e a cama podem parecer muito mais convidativos do que fazer exercícios, ainda mais depois de horas trabalhando no home office, não é mesmo? Mas manter a rotina de atividades físicas, mesmo durante a quarentena, é extremamente importante para nossa saúde.
Em primeiro lugar, porque eles ajudam na nossa nossa saúde física — com todos aqueles benefícios para o corpo que a gente já conhece —, mas também porque ajudam na nossa saúde mental, algo essencial nos tempos atuais. Fazendo exercícios, a gente dorme melhor, tem mais disposição para trabalhar e fica menos ansioso com toda essa situação que estamos vivendo.
Convencemos você a levantar do sofá? Ótimo! Agora a questão é: como fazer exercícios em casa? Para ajudar a respondê-la, sempre podemos contar com a tecnologia! Existem vários apps que montam rotinas de exercícios, com todas as orientações de como praticá-los. Nesse post, a gente indica os quatro melhores apps para você treinar em casa durante a quarentena.
Nike Training Club
Considerando que a Nike é uma das fabricantes de materiais esportivos mais famosas do mundo, o app de exercícios deles deve ser bom, não é mesmo?
Pois é! O Nike Training Club oferece centenas de opções de exercícios, que você pode personalizar com base no seu condicionamento físico, objetivos e nos materiais que você tem em casa. Além disso, há vários treinos inspirados nos atletas patrocinados pela marca. Todos os exercícios são explicados com vídeos bem didáticos, deixando mais fácil fazer tudo em casa. O app é gratuito para Android e iOS.
BT Fit
Esse app tem versão paga — que custa 12 vezes de 19,99, tanto no Android, quanto no iOS —, mas oferece 7 dias grátis de teste e tem muitos programas de exercícios liberados também de forma gratuita. Os programas são séries de treinamento, com duração de 7 a 30 dias e foco em determinados objetivos.
O legal do BT Fit é que ele foi criado pela rede de academias BodyTech e permite ter uma experiência mais parecida com a desses espaços, com orientação de profissionais e algumas aulas em grupo. Para quem está disposto a investir nos treinos em casa, o BT Fit pode ser uma boa pedida.
Freeletics
O Freeletics se assemelha à dica anterior, no sentido de que ele também tem uma versão paga, com acompanhamento de profissionais e mais opções de exercícios, embora seja possível usá-lo gratuitamente.
Ele é um dos apps mais famosos do mundo nesse segmento, com milhões de usuários. E se você quer entrar mesmo na vida fitness, você pode incluir orientação nutricional no seu plano. Os apps para celular podem ser baixados no site da Freeletics.
J&J 7 Minute Workout
Você tem pouco tempo para se exercitar? Então esse app é ideal para você! Criado pela Johnson & Johnson, ele oferece treinos rapidinhos em apenas sete minutos.
Existem vários apps com essa mesma promessa de exercícios rápidos nas lojas de aplicativo, mas esse aqui é um dos melhores. O único problema é que ele não tem versão em português, então você precisa se virar em inglês mesmo.
Mas não esqueça que a internet é fundamental para ter acesso aos aplicativos! As operadoras estão cada vez mais preocupadas com isso e contam com planos de internet móvel que cumprem bem o objetivo, por exemplo, ter um bom 4.5G e acesso ilimitado nas redes sociais para acompanhar treinos é muito importante.
Claro Internet 4.5G: a melhor internet do país segundo os principais rankings
Para terminar, uma última dica bem simples: dê uma olhada nas redes sociais ou no site da sua academia. Com a quarentena, muitas delas estão postando exercícios bem legais para os alunos. Assim, você já treina com aqueles instrutores que você conhece e fica mais à vontade. Outra ótima dica é procurar no YouTube: há muitos canais do mundo fitness publicando vídeos super legais para inspirar seus treinos em casa. O importante é se manter em movimento!