Nesta semana, as imunizações contra a Covid-19 continuam em bairros e no Centro de Venâncio Aires, durante o dia e no início da noite. Conforme divulgação feita pela Prefeitura na tarde de ontem, a primeira dose será aplicada em adolescentes com 12 anos ou mais, já iniciando hoje, das 8h às 16h, na unidade de saúde do bairro Santa Tecla. Para receber a dose, não é necessário que o adolescente esteja acompanhado de responsáveis, no entanto, é preciso apresentar cartão do SUS, carteira de vacinação e documento de identidade.
Na aplicação da terceira dose ou dose de reforço, atualmente oferecida para idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos, a enfermeira coordenadora do setor de imunizações, Roselene Heinen, destaca que a quantidade, principalmente de idosos que estão comparecendo, é considerável, mas ainda precisa ser maior.
*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura
Cronograma da semana
- Hoje, 28, das 8h às 16h, na UBS Santa Tecla. Das 17h às 19h, na UBS Gressler.
- Amanhã, 29, das 8h às 16h, no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir. Das 17h às 19h, na UBS Gressler.
- Quinta-feira, 30, das 8h às 16h no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir. Das 17h às 19h, na UBS Gressler.
- Sexta-feira, 1º, das 9h às 19h, na UBS do bairro Gressler.
Quem pode receber as doses
- Dose um: Adolescentes a partir de 12 anos e qualquer pessoa que ainda não tenha se vacinado
- Dose dois: Pessoas que têm a segunda dose da AstraZeneca marcada até o dia 8 de outubro e Pfizer agendada até o dia 22 (doses antecipadas). Dose dois da CoronaVac segue para agendados ou em atraso.
- Dose três: Idosos com 70 anos ou mais que receberam a segunda dose há seis meses (até fim de março). Nos bairros e no posto Central.
- Pacientes imunossuprimidos/baixa imunidade, que tenham recebido a dose dois há mais de 28 dias e que tenham documentos que comprovem o uso dos medicamentos. Para esses pacientes, a dose de reforço é exclusivamente no Posto Central, com agendamento pelo telefone (51) 2183-0249. A imunização ocorre das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Reforço para profissionais da saúde é anunciado pelo ministro
Conforme divulgado pelo Agência Brasil, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou na sexta-feira, 24, a inclusão de profissionais da saúde no grupo de pessoas que receberão uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19. A nova aplicação deverá ocorrer a partir de seis meses da imunização completa dessas pessoas. Na dose de reforço, a recomendação é usar a vacina da Pfizer-BioNTech ou, na falta deste, os imunizantes da AstraZeneca e da Janssen.
Em Venâncio, ainda são aguardadas orientações da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), para aplicação neste público-alvo.
LEIA MAIS: