Mesmo com o término do verão, os mosquitos continuam visitando as casas do venâncio-airenses e os preocupa com a doença da dengue, transmitida pelo Aedes aegypti, que também é responsável pelas doenças: zika e chikungunya. Mas como fazer para identificar esse mosquito?
De acordo com o biólogo da Secretaria do Meio Ambiente Nilmar Azevedo de Melo, o Aedes aegypti é muito parecido com o pernilongo, no entanto, ele é preto, com riscos brancos em todo corpo. “Os mosquitos da espécie Haemagogus leucocelaenus se parecem com os Aedes, pois têm as mesmas listras longitudinais no tórax. Contudo, eles não apresentam listras brancas nas pernas”, explica.
Outra característica do mosquito transmissor da dengue é, que na maioria das vezes, ele pica durante o dia, principalmente pela manhã e no fim da tarde. “Ele não gosta de calor, por isso nos horários mais quentes fica escondido.” A espécie tem voo rasteiro e normalmente a picada não dói. “Ele prefere partes do corpo como pernas, tornozelos e pés”, argumenta o profissional.
Melo ressalta que ele é um mosquito silencioso. “É ágil, porém não faz barulho, diferente dos pernilongos.” Outra diferença entre eles, é que a picada do Aedes não fica marcada. “O pernilongo deixa a pele irritada, já o mosquito da dengue pica, suga o sangue e vai embora sem deixar rastro” observa.
O biólogo ainda esclarece que o Aedes aegypti prefere criadouros artificiais, por isso, circula mais pela área urbana. “Procura lugares como piscinas, caixas de água e vasos de flor para se reproduzir” afirma. O profissional observa, no entanto, que no interior também existem esses locais com água parada. “Todos precisam cuidar”, alerta.
“Para combater o mosquito da dengue é necessário evitar a existência de locais ou objetos, como tampas, pneus ou garrafas, que possam acumular água parada.”
NILMAR AZEVEDO DE MELO
Biólogo
Dicas para evitar a disseminação da dengue:
1. Manter a caixa d’água fechada
2.Limpar a calha
3. Colocar areia nos pratinhos de vasos de flores
4. Lavar e escovar semanalmente tanques que são usados para armazenar água
5. Trocar a água dos animais todos os dias e lavar os potes semanalmente
6. Guardar as garrafas vazias de cabeça para baixo
7. Entregar pneus velhos para o serviço de limpeza urbana ou guardá-los em um local fechado