‘Afrouxamento’ no uso de máscaras nas ruas de Venâncio preocupa Secretaria da Saúde

-

Menos de dois meses depois de o uso de máscaras ter se tornado obrigatório, em Venâncio Aires, para evitar o contágio da Covid-19, muitas pessoas já deixaram de utilizar o acessório. Nos últimos dias, notam-se muitas pessoas caminhando pela rua, trabalhando e até mesmo conversando com outras sem utilizar o acessório, considerado uma das principais formas de prevenir a proliferação do coronavírus.

A Folha do Mate percorreu, ao meio-dia de segunda-feira, 15, cerca de 15 quilômetros pelas principais ruas centrais e dos bairros Cruzeiro, Gressler, Cidade Nova, Santa Tecla e Aviação, para observar o uso da máscara. Durante o levantamento da reportagem, foi possível observar que as pessoas sem o acessório de proteção estavam em carros, motocicletas, fazendo caminhada e prestando serviços na rua. Ao todo, foram observadas quase 50 pessoas sem máscaras na cidade – a maioria nos bairros Cruzeiro e Gressler.

Para o secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber, o fato está ligado a uma “falsa sensação de tranquilidade”, por conta da redução no número de casos e de pacientes com Covid-19 internados no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Até o início da noite de ontem, eram 221 casos confirmados, com dois pacientes venâncio-airenses hospitalizados – um na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outro no setor Covid-19 – e três em recuperação domiciliar.

“O controle da Covid-19 em Venâncio é em virtude de todas as medidas tomadas, e o uso de máscara é uma dessas medidas. Podemos acabar colocando em risco tudo isso, se as pessoas começarem a se descuidar a partir de agora.”

RAMON SCHWENGBER – Secretário de Saúde

“A situação relativamente tranquila que temos hoje é em virtude de todas as medidas tomadas pelo Município até agora, e o uso de máscara é uma dessas medidas. Não podemos perder todo este trabalho”, salienta o secretário.

De acordo com ele, uma das ações que está sendo planejada é o trabalho dos agentes de saúde, com distribuição de máscaras na rua e orientações sobre a importância do uso – a exemplo do que ocorreu no fim de abril. “A ideia é fazer essa ação de forma descentralizada e atingir também os bairros.”

Conscientização sobre o uso da máscaras

A fiscal de posturas e coordenadora técnica da Secretaria Municipal da Fazenda, Daniele Mohr, também afirma que as medidas de conscientização serão reforçadas, nos próximos dias. De acordo com ela, até o momento, não foi aplicada nenhuma multa pelo não uso da máscara no município. “É um momento econômico complicado, para aplicar multa. Por isso, sempre trabalhamos muito com foco na orientação e estava funcionando. Pode acontecer que tenha que ter uma mudança de postura, mas primeiro vamos, novamente, apostar na conscientização”, afirma.

De acordo com ela, o esse ‘afrouxamento’ dos cuidados por parte das pessoas tem sido percebido nos últimos dias, com pessoas circulando sem máscara e também sem respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas.

“A gente está com a falsa sensação, enquanto sociedade, de que está tudo bem e que a vida voltou ao normal, mas não é bem assim”, alerta. “Temos percebido pessoas sem máscara nas ruas, outras que apenas colocam a máscara para entrar em algum estabelecimento ou até mesmo quem tem se negado a colocar máscara para entrar em um estabelecimento, o que não acontecia até então.”

* Colaboraram Ana Carolina Becker e Rosana Wessling

LEIA MAIS: Venâncio Aires já fez mais de 1 mil testes para coronavírus



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido