A Prefeitura de Venâncio Aires espera, nos próximos meses, implementar o novo Centro de Especialidades Médicas. O local ficará no Centro da cidade e um dos objetivos é concentrar lá as agendas e consultas eletivas de cardiologia, traumatologia, neurologia, dermatologia e urologia.
Atualmente, o serviço é realizado no Posto de Atendimento Médico (PAM), no bairro Cruzeiro. O problema é que o espaço foi projetado como uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e não oferece a estrutura ideal para também comportar as especialidades. “Foi a medida encontrada há alguns anos após a saída do antigo prédio do INSS”, lembra a assessora da Secretaria de Saúde, Rosane da Rosa.
Mas, enquanto a troca de endereço não ocorre, outra mudança aconteceu e interessa diretamente aos pacientes: trata-se da marcação das consultas. A partir de agora, agendamentos para especialidades não terão mais dias fixos, ou seja, a pessoa pode ir até a unidade do Cruzeiro assim que estiver com requisição médica sob o braço.
Até então, mesmo sendo consideradas consultas eletivas e que, portanto, não teriam urgência, duas situações geravam filas e reclamações (cardiologia, com dois dias para agendamentos, e neurologia, um dia). “Essa medida foi adotada durante muito tempo para conseguir que todas as pessoas que procurassem por uma consulta já fossem atendidas dentro daquele mesmo mês. Assim, também era mais fácil de evitar esquecimento ou desistências dos pacientes”, explica o enfermeiro Alan Flores da Rosa, coordenador das unidades de saúde.
Demanda
Nesses dias específicos (geralmente no início de cada mês), além de quem procurava marcar consulta, havia os que já tinham a agenda prevista naquela data, o que ‘esticava’ a fila na rua que dá acesso à unidade. Na última quarta, 3, por exemplo, foram quase 90 pessoas na fila. A enfermeira Aline Royer Iser, que trabalha na unidade do Cruzeiro, diz que é preciso considerar que, além dos agendamentos e consultas normais, os dois médicos cardiologistas atendem as reservas para os municípios da microrregião, avaliações pré-operatórias, controle de tempo de regulação e voltas semanais. Para novembro, a agenda está fechada e estão marcados 282 atendimentos.
Controle
Sem dia fixo para marcar as especialidades, é provável que algumas consultas demorem mais para acontecer. “Talvez não seja mais possível atender todos dentro daquele mesmo mês. Mas é importante que as pessoas entendam que é algo eletivo e nem por isso as urgências serão prejudicadas”, destacou a coordenadora administrativa das unidades de saúde, Vera Tuppel.
Ela acrescenta que haverá um monitoramento, para que o paciente não esqueça ou desista da consulta que pode levar alguns meses. “Um dos objetivos também é a criação de protocolos, para que os pacientes voltem para o clínico geral para manutenção do atendimento, assim que passarem pelo especialista.”
Centro
O novo Centro de Especialidades Médicas ficará em um prédio alugado, na rua Júlio de Castilhos, próximo ao antigo cinema. Além das especialidades oferecidas hoje no PAM do bairro Cruzeiro, a Prefeitura projeta oferecer ainda consultas nas áreas de endocrinologia, oftalmologia, gastrologia, psiquiatria, infectologia e nefrologia. Até o fim do ano, o local deve começar a ser estruturado.