Agentes escolares das Emeis de Venâncio participam de oficina sobre receitas sem açúcar

-

Agentes escolares das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) de Venâncio Aires participaram, na tarde do dia 19, de uma oficina ministrada pela extensionista rural social da Emater/RS-Ascar, Viviane Röhrs. A atividade ocorreu na cozinha do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e teve como foco receitas de bolos e biscoitos sem açúcar e sem glúten, a partir de alimentos da agricultura familiar.

Segundo Viviane, a meta é a inclusão de alimentos saudáveis e sem adição de açúcar na merenda escolar, mostrando diversas formas de preparo e criatividade no aproveitamento dos alimentos. Entre as receitas elaboradas estiveram bolo de cenoura, bolo mesclado com batata-doce, bolo de beterraba, cenoura e laranja; bolo de banana sem farinha, sem açúcar e sem leite; pão de liquidificador, salgado de batata-doce, biscoito de batata-doce e chia, palitos salgados e bolo integral de maçã.

14 agentes escolares participaram do encontro, uma representante de cada Emei.

A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Josiane Pacheco, explica que o encontro foi uma sugestão das próprias agentes escolares, por conta da dificuldade na elaboração de receitas sem o uso de açúcar. Ela lembra que a resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que repassa recursos aos municípios para aquisição de alimentos, foi alterada durante a pandemia de Covid-19, e o açúcar deixou de fazer parte dos ingredientes disponibilizados para a alimentação nas escolas de educação infantil, por ser contraindicado para menores de três anos. “Desde então, as escolas vêm adaptando seus cardápios para adequação das preparações”, observa a nutricionista.

Josiane também destaca que o encontro foi um espaço para troca de experiência entre as servidoras. “Os alunos da Educação Infantil estão em uma fase de formação de hábitos alimentares, os quais são fundamentais para a promoção da saúde e redução da obesidade infantil, problema que vem se acentuando nos últimos anos”, comenta, ao ressaltar a importância das receitas sem açúcar.

“Vimos que é possível fazer lanches saudáveis e gostosos ao mesmo tempo”

Raquel Brandão Ayres, 23 anos, foi uma das participantes da oficina. “O evento foi além das minhas expectativas. Foi riquíssimo, houve trocas de experiências com as outras agentes, trocas de dicas e de receitas incríveis e saudáveis”, define.

Para ela, que atua desde março como agente escolar na Emei Bela Vista, o evento contribui significativamente para combater o preconceito em relação aos alimentos saudáveis. “Vimos que realmente é possível fazer lanches saudáveis e gostosos ao mesmo tempo. Acredito que combatendo, primeiramente, o preconceito dos adultos fica mais fácil fazer com que as crianças aceitem o alimento sem açúcar”, salienta.

Entre as receitas ensinadas pela extensionista da Emater, ela cita o bolo de cenoura com essência de baunilha sem açúcar e o bolo de batata-doce mesclado com cacau. “Ficaram deliciosos e acredito que são receitas com grande potencial de aceitação das crianças se forem inseridas no cardápio das Emeis”, afirma.

Raquel atua principalmente no lactário, na preparação dos leites e da alimentação do N1A (berçário). Ela comenta que as outras colegas que preparam a alimentação para a maioria das crianças, do N1B ao Pré-B, já costumam usar uvas-passas nos bolos, pois ajudam a adoçar, como uma substituição do açúcar. “Na festa junina da Emei, por exemplo, elas fizeram docinhos de amendoim, usaram uvas-passas e leite em pó, e as crianças amaram.”

Bolo mesclado com batata-doce

  • 85 gramas de farinha de arroz
  • 80 gramas de farinha de aveia
  • 80 gramas de polvilho doce
  • 30 gramas de cacau em pó 100%
  • 20 gramas de fermento em pó
  • 4 ovos
  • 135 gramas de óleo vegetal
  • 135 gramas de leite vegetal
  • 1 xícara de uvas-passas
  • 135 gramas de batata-doce crua
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã (deixa mais fofo)
  • Pitada de sal

Modo de preparo

  • Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte duas formas de 19 cm com furo no meio.
  • Em uma bacia, misture a farinha de arroz e de aveia e o polvilho doce.
  • Processe os ingredientes molhados no liquidificador até formar uma massa lisa e homogênea.
    Adicione sobre os ingredientes secos e mexa bem, até formar uma massa uniforme. Adicione o fermento em pó peneirado, mexa rapidamente.
  • Separe um pouco da massa em outra bacia e misture o cacau em pó peneirado. Transfira a massa branca para a forma e depois a massa preta, para ficar mesclado, dividindo entre as duas formas. Bata a forma para sentar a massa.
  • Leve para assar por aproximadamente 35 minutos ou até que o palito saia limpo e o bolo esteja douradinho.


Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido