Agosto Dourado incentiva a amamentação

-

Jamile Carissimi, 35 anos, sempre sonhou em ser mãe e amamentar os filhos. Há 6 anos, quando nasceu seu primeiro filho, Joaquim Carissimi Miorando, ela teve dificuldades para amamentar. Neste ano, com o nascimento dos gêmeos Cecília e Bernardo Carissimi Miorando, 2 meses, ela se preparou para que não tivesse os mesmos desafios. O aleitamento materno priorizado por Jamile é tema da campanha Agosto Dourado, que busca incentivar a amamentação e divulgar o assunto.

Jamile conta que Joaquim não mamou enquanto estava no hospital, por isso, quando eles foram para casa, ela teve o empedramento dos seios e o leite ‘secou’. Ela procurou ajuda do Centro Materno Infantil. Depois de 15 dias, o bebê quis mamar e, aos poucos, ela estimulou a amamentação. “Depois de um tempinho comecei realmente a ver o leite descer de novo. Foi muito importante esse momento, esse vínculo entre nós dois. Tanto que ele mamou até depois de um ano”, comenta.

No ano passado, logo que descobriu a gravidez ela já começou a se preparar para o momento da amamentação. A moradora do Centro de Venâncio Aires também fez acompanhamento com nutricionista. “Nunca cogitei o não amamentar, mas sabia que poderia ser mais difícil, ainda mais quando soube que seriam gêmeos. Mas preparei minha mente, que poderia acontecer de não dar conta e que estaria tudo bem”, destaca. Hoje, os dois bebês mamam, mas a Cecília também toma complemento na mamadeira.

Atendimento

Em Venâncio Aires, o Centro Materno Infantil, no posto de saúde Central, conta com profissionais que auxiliam mulheres no momento da gestação e no pós-parto. A enfermeira Daiana Ruaro ressalta que a equipe está sempre disponível para orientar sobre o aleitamento materno. “Sempre que tiverem dificuldade em amamentar, as mulheres podem procurar a unidade. Esta é uma prática que a mãe e o bebê precisam aprender e, para isso, a importância de ter o apoio da família e de uma equipe multidisciplinar. O sucesso da amamentação está diretamente relacionado com o crescimento e desenvolvimento adequado do bebê”, sintetiza.

Para incentivar esse momento entre mãe e filho, o Centro Materno Infantil tem uma poltrona exclusiva para amamentação, que as mulheres podem usar. “A amamentação é um período de muita dedicação. É preciso se preparar já durante a gestação para esse momento, para que a mãe se sinta mais segura e confiante. Amamentar é uma decisão e precisa persistência”, complementa a técnica em enfermagem Andrea Veiga.

Do vínculo à questão nutricional: benefícios do aleitamento materno

A psicóloga Camile Luiza da Rosa esclarece que o apoio e a informação sobre o assunto contribuí para o sucesso do aleitamento materno, pois desmistificam os entraves que podem aparecer. “Segurança, empatia e tranquilidade são fatores emocionais importantes para as mães e as famílias vivenciarem positivamente esta etapa”, observa.

Esse momento de troca entre mãe e filho, além do elo sentimental, também é importante na alimentação do bebê. A nutricionista Katia Zini afirma que, além de proteger o bebê de problemas intestinais, pneumonias, infecções de ouvido e alergias, o leite materno auxilia no desenvolvimento do sistema nervoso. Além de ter menor chance de diabetes, obesidade, hipertensão arterial e vários tipos de câncer na fase adulta.

Conforme Katia, pesquisas apontam que o leite materno oferece diversos benefícios para as mães. “Um deles é a facilidade de perder peso após a gestação e a prevenção do câncer de mama durante e após o período do aleitamento”, expõe a nutricionista.

Franciéle, umas das mães atendidas no centro, utilizou da poltrona de amamentação (Foto: Divulgação)

 

Leia mais:

notícias últimas Folha do Mate
https://folhadomate.com/category/noticias/
    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido