O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, não esconde o otimismo em relação às possibilidades de parcerias com a Universidade do Vale do Taquari (Univates). Depois de mais uma reunião com os representantes da instituição de ensino, na quarta-feira, 5, ele afirmou que as oportunidades são “ao infinito e além”. De acordo com o chefe do Executivo, ainda não há discussão específica sobre convênios, mas as tratativas devem evoluir a partir dos próximos encontros, que vão reunir equipes técnicas da Prefeitura da Capital Nacional do Chimarrão, da Univates e do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM).
Jarbas define a reunião desta semana como mais um passo dos três entes a caminho da formação de parcerias. “Vejo muitas possibilidades, em especial nas áreas de Saúde e Educação. Podemos dizer que, a partir dos próximos encontros, vamos iniciar a busca pelas vocações convergentes. As três partes têm interesse colaborativo, o que é o mais importante. São muito boas as perspectivas para o futuro”, define. A intenção, de acordo com o prefeito, é viabilizar o chamado ganha-ganha. “Nosso pensamento é de que as parcerias podem começar em breve e, esperamos, ser duradouras”, comenta o chefe do Executivo.
Pela Univates, quem tem coordenado a equipe nos encontros com representantes da Administração é do HSSM é o pró-reitor administrativo, professor Oto Roberto Möerschbaecher. A ele, segundo Jarbas, foi informado, inclusive, a possibilidade de ampliação da área física do hospital, com uso do prédio onde hoje funciona o almoxarifado na casa de saúde, na rua Visconde do Rio Branco, ao lado da antiga Secretaria de Assistência Social. “Juntos, vamos buscar pontos comuns. A universidade, a exemplo da Prefeitura e do hospital, tem olhar comunitário e quer estar mais presente em Venâncio Aires. Quando olhamos para o horizonte, vemos um caminho completamente aberto pela frente”, argumenta o prefeito.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), as unidades básicas de saúde, a unidade de saúde prisional e até a gestão de Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) podem entrar nesta parceria, visto a necessidade do Município e a expertise da universidade, que já atua em colaboração, nestas áreas, na cidade de Lajeado, por exemplo. Procuradoria Jurídica e Controle Interno da Prefeitura, aliás, já analisam um plano base de investimentos da Univates.
Na próxima segunda-feira, 10, uma comitiva venâncio-airense participa da inauguração das novas instalações do complexo de laboratórios da Univates no Hospital Bruno Born, em Lajeado.
“Tudo é possível. O sim e o não, a respeito de cada assunto, virão no momento em que as discussões forem ampliadas. O mais importante é o interesse de cooperação entre as partes.”
JARBAS DA ROSA – Prefeito de Venâncio Aires
Ensino e prestação de serviços
A reunião de quarta-feira, 5, foi a primeira realizada no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). O presidente da casa de saúde, Luciano Spies, define o encontro como “uma oportunidade para que nos apresentássemos”. Ele confirma o discurso do prefeito Jarbas da Rosa, de que “não há uma tratativa específica” e, assim como o comandante do Município, acredita que eventuais parcerias seriam produtivas para todos.
Spies aposta no incremento de estágios nas áreas de Medicina e Enfermagem, bem como de cursos técnicos em Enfermagem. “Alguma coisa já se tem atualmente, mas certamente é possível avançar neste sentido”, acredita. Para ele, Univates e hospital podem tanto perceber ganhos em qualidade de ensino e atendimento, respectivamente, quanto financeiros. “De saída, todos concordamos que esta cooperação será muito importante”, declara.
Os próximos encontros serão conduzidos pelo administrador do HSSM, Fernando Siqueira, além de outros quadros técnicos. A diretoria da instituição de saúde não descarta ampliar os convênios para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Cruzeiro. “A previsão é de muitas ações ligadas ao ensino, mas também vemos oportunidades de prestação de serviços. As possibilidades são muito amplas, realmente”, destaca Spies.
Continuidade
O presidente do HSSM, Luciano Spies, deve seguir no comando da instituição de saúde até o fim de novembro deste ano, pelo menos. O mandato dele está encerrando, mas não houve inscrições de chapas interessadas em assumir o hospital.
O prazo para a apresentação de nominatas encerrou nesta sexta-feira, 7, e, com isso, a situação será resolvida na assembleia marcada para o dia 19. Segundo apurou a Folha do Mate, já existe movimento para a permanência do atual presidente.