Diretoria e voluntárias da Apcolu. (Foto: Divulgação)
Diretoria e voluntárias da Apcolu. (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de erradicar o câncer de colo de útero e disseminar estratégias de prevenção, a Associação de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero (Apcolu) será lançada neste sábado, 23, em Santa Cruz do Sul. O ato será de forma on-line através do Instagram da associação @somos.apcolu.

A presidente da associação, a ginecologista Denise Müller, afirma que o trabalho começou no ano passado, com a divulgação de informações referente às estratégicas de erradicação do câncer em jornais e veículos de imprensa de região. E agora, a intenção é formalizar a associação para levar o trabalho ainda mais longe e também nas redes sociais.

Apesar de ser uma mobilização inicialmente regional, Denise destaca que espera chegar em âmbito nacional, e quem sabe, até mundial, com as redes sociais da associação. “Não queremos mais ver mulheres morrendo por consequência deste câncer.” A associação seguirá as orientações e estratégicas da Organização Mundial da Saúde (OMS) lançadas em 2020 para erradicar o câncer. As estratégias objetivadas nessa campanha estão disponíveis na rede básica de saúde, mas o grande desafio é levar ao público o conhecimento delas, sendo este um dos propósitos da associação.

Uma das formas mais eficazes de prevenir o câncer de colo de útero é fazer a coleta exame citopatológico do colo do útero, o pré-câncer, que faz parte dos exames de rotina nos cuidados da saúde da mulher. Mas uma forma eficaz e segura de antecipar a prevenção do câncer já na infância e adolescência, é principalmente a vacinação contra o vírus HPV, disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e também em clínicas particulares. A imunização pode ser feita em meninas de 9 anos até menores de 15 anos e meninos de 11 anos até os menores de 15 anos. Nas clínicas particulares, a faixa etária é expandida: para mulheres de 9 a 45 anos e homens de 9 a 26 anos.

Denise comenta que atualmente o índice de vacinação contra o HPV está em 40% o que é considerado como muito baixo para todo o território nacional, e ao praticar ações preventivas, a chance de contrair o câncer diminui em 80%. “São essas ações que pretendemos divulgar mais, e queremos que as pessoas compartilhem com vontade, com mães, filhas, tias, amigas, quem desejarem. Queremos ser as multiplicadoras destas informações.”

“O que nos queremos é um futuro sem essa doença. O câncer de colo acontece na mulher adulta, mas a prevenção é na infância. A Apcolu convida a todos a fazer parte dessa campanha que pode salvar muitas vidas no futuro.”
DENISE MÜLLER
Presidente da Apcolu

  • A presidente da Apcolu menciona que o câncer de colo de útero, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o terceiro em número de casos e o quarto mais frequente no Brasil que causa a morte das mulheres. Com medidas de prevenção eficazes, outros cinco tipos de tumores podem ser evitados, como vulva, vagina, pênis e ânus.

Contato

Empresas e pessoas interessadas em serem parceiras da causa podem entrar em contato através do telefone (51) 99807-9798 ou pela página no Facebook, Apcolu. A sede física da associação fica na Clinica Lumina, está localizada na rua Thomaz Flores, 262, no centro de Santa Cruz do Sul.

Diretoria da Apcolu

  • Presidente: Denise Müller
  • Vice-presidente: Roberta Louzad Salvatori
  • Secretária: Rejane Ribeiro da Rosa
  • Tesoureira: Ester Hildegard Reis
  • Conselho Fiscal: Sandra Elisia Lemoes
  • Voluntários: Bruna Fernanda Soder, Évelin Jensen, Deise Tosetto Amaral, Suelen Hertz Flores, Ketlyn Jullieti Corrêa Becker e Jessica Paola Oliveira Silva

LEIA MAIS:

notícias saúde Folha do Mate