Assim como acontece em diversos municípios do Rio Grande do Sul, o número de casos de Covid-19 voltou a crescer em Mato Leitão. Segundo a enfermeira de referência no atendimento da Covid-19 na Cidade das Orquídeas, Luciane Salvalaggio Sebastiany, desde a quarta-feira, 5, o município teve mais de 60 atendimentos de pacientes com sintomas suspeitos da doença.
Entre a quarta e a tarde dessa sexta-feira, 7, 18 testes realizados no Ambulatório da Covid, localizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, e três realizados de forma particular, tiveram resultado positivo para a doença. No total, nesta semana, 28 pessoas foram diagnosticadas com coronavírus na Cidade das Orquídeas. Todas são consideradas casos ativos, ou seja, que estão no período de transmissão do vírus.
De acordo com a profissional, os pacientes apresentam sintomas leves da doença. Apesar disso, depois de aproximadamente quatro meses, Mato Leitão voltou a ter internações por causa da Covid-19. Um paciente, que apresenta quadro estável, está no setor clínico do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). A última hospitalização do município tinha acontecido em 27 de agosto do ano passado.
Diante desse cenário e como medida de prevenção, a Prefeitura cancelou o Encontro de Ternos de Reis que estava programado para ocorrer ontem. Além disso, o município optou por não realizar, na próxima segunda-feira, 10, a audiência pública com moradores de Vila Santo Antônio para discutir a obra de pavimentação asfáltica no trecho. A atividade reuniria cerca de 40 proprietários de imóveis. Uma nova data para a reunião será anunciada pelo Executivo.
Luciane ressalta a importância de as pessoas com sintomas suspeitos procurarem atendimento e alerta para a manutenção das medidas de prevenção, como o uso de máscara. “Pedimos para que as pessoas não tenham medo de buscar pelo exame, porque ele é importante para barrar a cadeia de transmissão”, destaca.