Paciente deve estar totalmente recuperado para receber a vacina. (Foto: Alvaro Pegoraro/Arquivo FM)
Paciente deve estar totalmente recuperado para receber a vacina. (Foto: Alvaro Pegoraro/Arquivo FM)

A recomendação do Ministério da Saúde é de que pessoas que testaram positivo para coronavírus esperem pelo menos quatro semanas para receber o imunizante contra o vírus. Contagem deve ser iniciada a contar do primeiro dia de sintomas ou da coleta de amostra para realização do exame, no caso dos assintomáticos. A enfermeira responsável pelo setor de imunizações de Venâncio Aires, Janete de Souza, confirma que o município segue esta regra.

Não se deve receber a vacina com a doença ativa no corpo para que não se atribua às manifestações do próprio vírus e evitar confusões com outros diagnósticos. As orientações são baseadas também nas bulas dos laboratórios fabricantes.

“Como a piora clínica pode ocorrer até duas semanas após a infecção, idealmente a vacinação deve ser adiada até a recuperação clínica total e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da primeira amostra de PCR positiva em pessoas assintomáticas”, diz o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Dependendo o diagnóstico da Covid, é necessária uma avaliação individual para análise da espera, que pode ser ainda prolongada por mais dias ou semanas.

*Com informações de Gaúcha ZH

LEIA MAIS:

notícias saúde Folha do Mate