A direção da Associação Esperança Azul Pró-Autismo de Venâncio Aires esteve em reunião com o prefeito Jarbas da Rosa, a vice Izaura Landim e representantes das secretarias de Saúde, Educação e Habitação e Desenvolvimento Social. O objetivo, além de apresentar o trabalho voluntário da associação, que reúne 40 famílias de crianças com transtorno do espectro autista, é buscar parceria para encaminhamentos com fonoaudiólogo e psicólogo pela rede municipal de saúde.
De acordo com a presidente da entidade, Ramone Mohr, é cada vez mais importante o atendimento às famílias com crianças autistas, especialmente para que elas tenham um desenvolvimento integral de suas potencialidades e os pais a informação correta. “Nosso objetivo é ajudar as famílias carentes que não conseguem atendimento semanal por outras entidades, pois a demanda é grande e a fila de espera prejudica o seu desenvolvimento. O diagnóstico precoce e o acesso às terapias desenvolve a plasticidade cerebral, chegando ao mais próximo de ter uma independência no futuro”, destaca.
Os representantes das secretarias relataram a dificuldade de atendimento de fonoaudiólogo no município, mas comprometeram-se a estudar a contratação de consultas via Cisvale para atenção ao público autista. Além disso, o prefeito Jarbas da Rosa elogiou o trabalho voluntário da associação e ressaltou a importância de outras terapias para o desenvolvimento autista, como terapeuta ocupacional, psicóloga e professora de educação especial.