Aumento das internações superlota Setor Covid-19 do HSSM

-

A Capital Nacional do Chimarrão está vivendo, mais uma vez, um período delicado no que se refere à pandemia do novo coronavírus. A preocupação das autoridades se deve, especialmente, à elevação do número de internações pela doença no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). O Setor Covid-19 precisou ser ampliado e passou a oferecer um leito extra, pois chegou a 14 o número de pacientes na área destinada ao isolamento.

Presidente da instituição de saúde, Luciano Spies garante que há a possibilidade – se necessário for – de uma nova ampliação do Setor Covid-19. No entanto, ele ressalta que, para isso, seria preciso uma redução em outras áreas de atendimento. “Acreditamos que não será necessário (aumentar o número de leitos), mas temos que trabalhar com esta possibilidade”, reforça. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI), até ontem, estava com 14 dos 18 leitos ocupados, cinco por pacientes confirmados: quatro de Venâncio Aires e um de Mato Leitão. Havia ainda, na UTI, um paciente da Capital do Chimarrão na condição de suspeita de infecção.

Redução dos cuidados

A médica infectologista Sandra Knudsen confirma o aumento no número de internações de pessoas com sintomas respiratórios e suspeita de coronavírus. “Com certeza, é o reflexo da diminuição dos cuidados pessoais preventivos pela população”, sustenta. Ela destaca ainda que “é importantíssimo as pessoas se conscientizarem de que permanecemos no risco, ainda sem vacina efetiva disponível”. É fundamental, na opinião de Sandra, o uso de máscaras e álcool gel, bem como o distanciamento social. “O intuito é proteger, principalmente, pessoas dos grupos de risco para gravidade da doença e óbito pela mesma”, alerta.

Saiba mais

Segundo o último estudo de prevalência do coronavírus no Rio Grande do Sul, apresentado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), para cada confirmação da doença, seria mais 1,1 caso não informado. Levando o dado em consideração, Venâncio Aires, que com 18 novos casos registrados ontem chegou a 2.140 positivados, teria 4.494 infectados pela Covid-19.

O número aproximado de testes já aplicados em Venâncio Aires desde o início da pandemia de coronavírus é 19,5 mil. De acordo com o secretário de Saúde, Ramon Schwengber, são cerca de 17,8 mil testes rápidos e 1,7 mil RT-PCR.

Em relação ao número de casos confirmados de Covid-19, a semana (32ª desde o primeiro caso, de 16 a 22 de novembro) encerrou com 79 pacientes positivados. Nas semanas anteriores – 31ª e 30ª -, foram 151 e 113 casos confirmados, respectivamente.

Monitoramento

• Na opinião do secretário de Saúde, Ramon Schwengber, “por enquanto, os casos vêm aumentando em uma crescente dentro do esperado, igual ao estado e Brasil”. De acordo com ele, essa elevação ainda não refletiu de uma forma mais grave no hospital. “Estamos monitorando diariamente”, diz o titular da pasta.

Descuido

• Presidente do Gabinete de Crise, responsável pela tomada de decisões para o enfrentamento ao coronavírus na Capital do Chimarrão, a coordenadora técnica da Secretaria da Fazenda, fiscal de posturas Daniele Mohr, destaca que, a partir do momento em que as restrições passaram a ser mais brandas, a população descuidou dos protocolos preventivos.

• De acordo com ela, se a comunidade não observar as medidas mais simples, “a situação acaba ficando insustentável”. Daniele vê com extrema dificuldade a implementação de protocolos mais rigorosos, “uma vez que não temos adesão social”. Ela diz que o monitoramento e a fiscalização continuam e que, no momento, não há mudanças no decreto de calamidade.

Coronavírus na microrregião

Passo do Sobrado: Segundo o secretário de Saúde, Emanuel Helfer Kroth, desde o início do período eleitoral os casos de Covid-19 têm aumentado, mas sem registros graves. “Nos últimos dias, têm surgido casos novos, quase que diariamente, o que reforça a necessidade dos cuidados com a Covid-19. Felizmente, não são casos preocupantes, que levem a internações”, explicou. Ele disse que, aos poucos, está havendo flexibilização aos comércios, mas que todos estão conscientes dos cuidados que devem ter no atendimento dos seus clientes. O município tem 101 casos confirmados, oito em análise, nenhum paciente internado, 97 recuperados e dois óbitos desde o início da pandemia.

Vale Verde: Conforme o secretário de Saúde de Vale Verde, André Francisco Eichelberger, a situação está controlada no município, pois foi registrado somente um caso novo de Covid-19 no último mês. Com isso, o número passou de 36 para 37 casos confirmados, com sete pessoas em isolamento domiciliar. São dois óbitos até o momento.

Mato Leitão: Conforme boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde na sexta-feira, 20, o município tem dois casos ativos de coronavírus do total de 145 confirmados desde o início da pandemia. Destes, um estava internado no Setor Covid-19 no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e o outro cumpria isolamento domiciliar. Na semana entre os dia 15 e 21 de novembro, a Cidade das Orquídeas confirmou 10 casos da doença. Segundo a secretária de Saúde, Joana Maria Kist Dresch, o número de casos costuma passar por altos e baixos, mas atualmente percebe-se que a situação está controlada. Além disso, ela observa que os casos mais recentes apresentaram sintomas leves, não evoluindo para internação na UTI, por exemplo.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido