A Capital Nacional do Chimarrão está vivendo, mais uma vez, um período delicado no que se refere à pandemia do novo coronavírus. A preocupação das autoridades se deve, especialmente, à elevação do número de internações pela doença no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). O Setor Covid-19 precisou ser ampliado e passou a oferecer um leito extra, pois chegou a 14 o número de pacientes na área destinada ao isolamento.
Presidente da instituição de saúde, Luciano Spies garante que há a possibilidade – se necessário for – de uma nova ampliação do Setor Covid-19. No entanto, ele ressalta que, para isso, seria preciso uma redução em outras áreas de atendimento. “Acreditamos que não será necessário (aumentar o número de leitos), mas temos que trabalhar com esta possibilidade”, reforça. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI), até ontem, estava com 14 dos 18 leitos ocupados, cinco por pacientes confirmados: quatro de Venâncio Aires e um de Mato Leitão. Havia ainda, na UTI, um paciente da Capital do Chimarrão na condição de suspeita de infecção.
Redução dos cuidados
A médica infectologista Sandra Knudsen confirma o aumento no número de internações de pessoas com sintomas respiratórios e suspeita de coronavírus. “Com certeza, é o reflexo da diminuição dos cuidados pessoais preventivos pela população”, sustenta. Ela destaca ainda que “é importantíssimo as pessoas se conscientizarem de que permanecemos no risco, ainda sem vacina efetiva disponível”. É fundamental, na opinião de Sandra, o uso de máscaras e álcool gel, bem como o distanciamento social. “O intuito é proteger, principalmente, pessoas dos grupos de risco para gravidade da doença e óbito pela mesma”, alerta.
Saiba mais
Segundo o último estudo de prevalência do coronavírus no Rio Grande do Sul, apresentado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), para cada confirmação da doença, seria mais 1,1 caso não informado. Levando o dado em consideração, Venâncio Aires, que com 18 novos casos registrados ontem chegou a 2.140 positivados, teria 4.494 infectados pela Covid-19.
O número aproximado de testes já aplicados em Venâncio Aires desde o início da pandemia de coronavírus é 19,5 mil. De acordo com o secretário de Saúde, Ramon Schwengber, são cerca de 17,8 mil testes rápidos e 1,7 mil RT-PCR.
Em relação ao número de casos confirmados de Covid-19, a semana (32ª desde o primeiro caso, de 16 a 22 de novembro) encerrou com 79 pacientes positivados. Nas semanas anteriores – 31ª e 30ª -, foram 151 e 113 casos confirmados, respectivamente.
Monitoramento
• Na opinião do secretário de Saúde, Ramon Schwengber, “por enquanto, os casos vêm aumentando em uma crescente dentro do esperado, igual ao estado e Brasil”. De acordo com ele, essa elevação ainda não refletiu de uma forma mais grave no hospital. “Estamos monitorando diariamente”, diz o titular da pasta.
Descuido
• Presidente do Gabinete de Crise, responsável pela tomada de decisões para o enfrentamento ao coronavírus na Capital do Chimarrão, a coordenadora técnica da Secretaria da Fazenda, fiscal de posturas Daniele Mohr, destaca que, a partir do momento em que as restrições passaram a ser mais brandas, a população descuidou dos protocolos preventivos.
• De acordo com ela, se a comunidade não observar as medidas mais simples, “a situação acaba ficando insustentável”. Daniele vê com extrema dificuldade a implementação de protocolos mais rigorosos, “uma vez que não temos adesão social”. Ela diz que o monitoramento e a fiscalização continuam e que, no momento, não há mudanças no decreto de calamidade.
Coronavírus na microrregião
Passo do Sobrado: Segundo o secretário de Saúde, Emanuel Helfer Kroth, desde o início do período eleitoral os casos de Covid-19 têm aumentado, mas sem registros graves. “Nos últimos dias, têm surgido casos novos, quase que diariamente, o que reforça a necessidade dos cuidados com a Covid-19. Felizmente, não são casos preocupantes, que levem a internações”, explicou. Ele disse que, aos poucos, está havendo flexibilização aos comércios, mas que todos estão conscientes dos cuidados que devem ter no atendimento dos seus clientes. O município tem 101 casos confirmados, oito em análise, nenhum paciente internado, 97 recuperados e dois óbitos desde o início da pandemia.
Vale Verde: Conforme o secretário de Saúde de Vale Verde, André Francisco Eichelberger, a situação está controlada no município, pois foi registrado somente um caso novo de Covid-19 no último mês. Com isso, o número passou de 36 para 37 casos confirmados, com sete pessoas em isolamento domiciliar. São dois óbitos até o momento.
Mato Leitão: Conforme boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde na sexta-feira, 20, o município tem dois casos ativos de coronavírus do total de 145 confirmados desde o início da pandemia. Destes, um estava internado no Setor Covid-19 no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e o outro cumpria isolamento domiciliar. Na semana entre os dia 15 e 21 de novembro, a Cidade das Orquídeas confirmou 10 casos da doença. Segundo a secretária de Saúde, Joana Maria Kist Dresch, o número de casos costuma passar por altos e baixos, mas atualmente percebe-se que a situação está controlada. Além disso, ela observa que os casos mais recentes apresentaram sintomas leves, não evoluindo para internação na UTI, por exemplo.