Entre segunda, 25, e sexta-feira, 29, Venâncio Aires registrou 136 novos casos de coronavírus e três mortes. O último óbito, o 41º, ocorreu na quinta, 28. Trata-se de uma mulher de 50 anos, com comorbidades, que estava internada em Vacaria.
Segundo o diretor técnico do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), o médico Guilherme Fürst Neto, a transferência dela aconteceu na noite de domingo, 24, porque a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estava lotada – além dos oito leitos Covid, mais dois pacientes com coronavírus ocupavam leitos da UTI ‘normal’. “Essa transferência foi uma situação momentânea. Até hoje, ela foi a terceira paciente que precisou ser transferida para outro hospital.”
Ainda, conforme o médico, a superlotação das unidades foi cenário em todos os hospitais da região dos Vales do Rio Pardo e Taquari nas primeiras semanas de janeiro. “As primeiras semanas foram as piores nessa situação. Todas os leitos UTI estavam ocupados na região. Foi nesta semana que começou a aliviar”, destacou. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, ontem eram 10 pessoas internadas no HSSM, sendo cinco na UTI e cinco no Setor Covid.
Ainda sobre as transferências, Guilherme Fürst Neto destacou que os contatos com a regulação do Estado têm sido rápidos e a busca de leitos se resolve em poucos minutos. “Da mesma forma que um paciente daqui pode precisar de leito em outro hospital, nós também já recebemos pacientes de outros municípios, como Capão da Canoa e Novo Hamburgo.”
Mortes em janeiro
- 5 de janeiro (33ª morte): Mulher de 75 anos, com doença cardiovascular crônica. Tinha sido internada um dia antes do falecimento.
- 9 de janeiro (34ª morte): Mulher de 83 anos, com doença cardiovascular crônica e diabetes mellitus.
- 14 de janeiro (35ª morte): Homem de 74 anos, com pneumonia e doença cardiovascular crônicas. Estava internado desde o dia 1º de janeiro.
- 15 de janeiro (36ª morte): Mulher de 62 anos, com doença cardiovascular crônica. Faleceu após dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
- 16 de janeiro (37ª morte): Homem de 84 anos, com doença cardiovascular e neurológica crônicas. Estava internado desde o dia 14 de janeiro.
- 20 de janeiro (38ª morte): Mulher de 77 anos, com doença cardiovascular e diabetes mellitus. Estava internada há 35 dias.
- 26 de janeiro (39ª morte): Mulher de 77 anos, com diabetes mellitus e doença cardiovascular.
- 27 de janeiro (40ª morte): Homem de 55 anos, com doença cardiovascular e obesidade.
- 28 de janeiro (41ª morte): Mulher de 50 anos, com duas comorbidades. Internou em 22 de janeiro para o HSSM e foi transferida para UTI em Vacaria.