Bairro Coronel Brito deve contar com novos médicos residentes

-

Venâncio Aires deve ganhar um reforço na saúde pública a partir de março de 2022. É lá que está previsto o início da residência em Medicina de Família e Comunidade para quatro profissionais recém-formados.

Duas vagas estão cadastradas através da Escola de Saúde Pública (ESP), de Porto Alegre, com a qual Venâncio tem convênio desde 2013 para multiprofissionais (veja abaixo) e outras duas vagas serão via Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), cuja parceria foi firmada em 2021.

Segundo a assessora da Secretaria Municipal de Saúde, Rosane da Rosa, Venâncio se torna atrativa porque é uma das três cidades gaúchas (as outras são Canoas e Farroupilha) que oferecem o complemento – R$ 7,5 mil para cada – da bolsa custeada pelo Ministério da Educação e Estado (cerca de R$ 5 mil).

“O objetivo é sempre ampliar e melhorar o serviço, oferecendo um atendimento de qualidade e estratégico para a população desses bairros”, destaca Rosane da Rosa, se referindo aos locais onde os quatro profissionais irão trabalhar. Conforme ela, as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) Caic e Coronel Brito abrangem uma população de mais de 8 mil pessoas, entre os bairros Coronel Brito, Battisti e Brands.

O prefeito Jarbas da Rosa, que é médico com essa mesma especialização e durante muito tempo trabalhou na ESF Caic, também destacou o reforço no serviço. “É importante para a equipe de saúde e para o atendimento da população. Na atenção básica vai promover uma qualificação no atendimento, pois é um ambiente com educação continuada.”

Preceptora

Dois novos profissionais devem trabalhar na ESF Coronel Brito, onde atende a médica Ana Amélia Maciel, de 31 anos. Hoje concursada, Ana fez a residência de Medicina de Família e Comunidade em Venâncio, entre 2015 e 2016, e agora vive a expectativa de ser a preceptora de futuros colegas de profissão. Ou seja, é ela quem coordenará e dará suporte aos residentes durante os dois anos de especialização. “É muito importante formar mais médicos de família, melhorando o serviço e buscando fixá-los no município”, avalia.

Para Ana Amélia, que é natural de Caçapava do Sul e se formou na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi em Venâncio Aires que ela encontrou estrutura para desenvolver o trabalho que sempre almejou. “Aqui tem um sistema muito organizado e se oferece boa estrutura para trabalhar. Considerando que na cidade tem uma grande demanda, já que é na atenção básica que se precisa resolver 80% dos problemas dos pacientes, quanto mais ESFs e mais profissionais na área, haverá menos demanda por especialidades e internações”, destacou a médica, que realizou mais de 420 consultas só em novembro.

Residência

Conforme a a assessora da Secretaria de Saúde, Rosane da Rosa, a residência em Medicina de Família e Comunidade foi oferecida pela última vez em Venâncio Aires em 2016. Desde 2013, o Município mantém convênio com a Escola de Saúde Pública (ESP) para multiprofissionais. A implementação ocorreu na EFS do bairro Macedo e, desde 2018, está na ESF Coronel Brito.

Integram a equipe multidisciplinar: enfermeiro, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta e nutricionista. Conforme Rosane da Rosa, eles são mantidos integralmente com bolsas do MEC. Para 2022, também através da ESP, haverá duas vagas para médicos residentes trabalharem na mesma unidade do bairro Coronel Brito. Já as outras duas vagas serão via Unisc e os profissionais atenderão na ESF Caic.

A médica Ana Amélia Maciel, que fez especialização em Preceptoria, explica que a residência contempla ensino e serviço. “O profissional tem autonomia no atendimento de pacientes na unidade e visitas domiciliares, mas terá suporte para isso. Além disso, terá aulas práticas e seminários.”

Ana destaca que a especialização muitas vezes é confundida com o clínico geral. “O residente de Medicina de Família e Comunidade atua com doenças mais prevalentes, como hipertensão, diabetes e asma, além do desenvolvimento infantil e pré-natal. Acompanha como um todo as gerações diferentes de uma mesma família.”

A médica detalha ainda que, no primeiro ano da residência, os profissionais ficam diretamente na unidade de saúde. No segundo ano se dividirão entre atendimentos no local e serviços especializados, como de obstetrícia, dermatologia, clínica médica, psiquiatria e pequenas cirurgias.

5 – são os médicos com residência em Medicina de Família e Comunidade em Venâncio Aires. Um deles é o prefeito Jarbas da Rosa.



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido