Ao todo, a pesquisa epidemiológica do Cisvale e da Unisc aplicará cerca de 800 testes rápidos no município
Embora o Município esteja disponibilizando testes em massa, funcionários do hospital se queixam de dificuldade de acesso (Foto: Alvaro Pegoraro/ Arquivo FM)

A primeira etapa da pesquisa epidemiológica do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que realiza testagens de soro prevalência de SARS-CoV-2 (coronavírus), será realizada neste fim de semana. Divididos entre a região urbana e rural, serão efetuados 212 testes, para identificar a propagação do vírus em Venâncio Aires.

O procedimento começa às 8h e não tem horário previsto para o término. Serão 17 coletores e cada um precisa concluir a meta. O profissional que atuar na área urbana precisa testar 10 pessoas e na região rural a meta é de cinco exames.

As residências foram escolhidas através de sorteios, assim como, no local, via aplicativo de celular será sorteado um membro da família para fazer o exame rápido. “Se alguém testado der positivo, as outras pessoas que residem na casa também serão testadas e orientadas”, destaca a coordenadora das Unidades de Saúde do município, Marina Rippel Kroth.

Ao todo, em Venâncio Aires, serão quatro etapas, que devem testar mais de 800 pessoas. A próxima fase acontece nos dias 15 e 16 de agosto. A aplicação de testes rápidos será feita em mais 13 municípios que compõem o Cisvale, entre eles, Mato Leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado.

COLABORAÇÃO DA COMUNIDADE

Para que a pesquisa seja realizada com sucesso, Marina ressalta que a população precisa colaborar e aceitar fazer o exame. “Muitas pessoas ficam com medo do resultado, mas se der positivo vamos orientar e, se preciso, fazer o encaminhamento de saúde.”

Além disso, explica que as pessoas não precisam temer o contágio, pois todos os cuidados de higienização serão tomados. “A cada residência visitada o coletor deve trocar os EPI’s e usar álcool em gel”, observa Marina, que também orienta os moradores a usarem máscaras e lavar as mãos após a visita.

“É um passo importante para sabermos qual a porcentagem de contágio no município e como devemos agir nos próximos meses, por isso, a população deve aceitar fazer o exame e colaborar com a pesquisa.”

MARINA RIPPEL KROTH
Coordenadora das Unidades de Saúde de Venâncio Aires

  • Atenção

O profissional estará com um veículo oficial da Prefeitura, roupas de proteção, crachá, testes e equipamento de proteção individual.

  • Bairros que participarão da testagem:
    Aviação
    Battisti
    Bela Vista
    Centro
    Cidade Nova
    Coronel Brito
    Diettrich
    Gressler
    Industrial
    Macedo
    Morsh
    Santa Tecla
    União
    Xangrilá
  • Áreas rurais que participarão da testagem:
    Canto do Cedro
    Centro Linha Brasil
    Estância Nova
    Grão Para
    Leonor
    Linha Barbosa
    Linha Santa Tecla
    Linha Travessa São José
    Picada Mariante
    Santa Emília
    Sapé
    Vale do Sampaio