O Vital Banco de Sangue de Venâncio Aires precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos. Desde o ano passado, as coletas são feitas por agendamento prévio, pelos telefones (51) 3741-7349 ou (51) 99898-0325, na unidade que fica localizada junto ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM).
Enfermeira responsável pelo banco de sangue de Venâncio Aires, Daiana Keller salienta que, para doar, é necessário que a pessoa esteja bem alimentada e tenha de 16 a 68 anos. O documento de identificação deve ser apresentado no momento da coleta e menores de idade podem fazer a doação, desde que tenham autorização e estejam acompanhados do responsável.
Pessoas que já tenham 60 anos completos só podem realizar a doação se já fizeram anteriormente. Não é possível fazer pela primeira vez depois dessa idade. O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
Daiana explica que pessoas que tiveram diagnóstico positivo para a Covid-19 devem aguardar pelo menos 30 dias da cura da doença para realizar a doação. Já quem fez a vacina contra a gripe deve aguardar 48 horas para poder realizar a coleta.
No caso dos que foram imunizados contra a Covid-19, o tempo altera conforme o tipo de vacina que foi feita: quem aplicou o imunizante da Oxford/Astrazeneca deve aguardar sete dias, já no caso da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, o prazo é de 48 horas.
O horário de atendimento do Vital Banco de Sangue de Venâncio Aires é das 7h30min às 11h30min, de segunda a sexta-feira. Doações podem ser agendadas pelos telefones (51) 3741-7349 ou (51) 99898-0325.
Quem teve câncer pode doar sangue?
Enfermeira responsável pelo banco de sangue, Daiana Keller ressalta que, independente se a pessoa já está curada, pacientes oncológicos que já fizeram tratamento para câncer não podem doar sangue.
Leia mais: