Venâncio Aires iniciou setembro com a realização da Caminhada de Promoção da Vida, atividade que marcou a abertura do mês de prevenção do suicídio. Integrantes do Comitê Municipal de Prevenção dos Suicídios, dos três Centros de Atenção Psicossocial (Caps), profissionais da atenção básica e membros da comunidade percorreram as ruas centrais do município ontem, com cartazes e balões amarelos para conscientizar a população sobre o assunto.
Durante a caminhada foram distribuídos fôlderes informativos, mensagens em cartões confeccionados pelo grupo e se buscou repassar orientações para as pessoas. O laço amarelo também estava exposto em camisetas e crachás dos participantes. Para a coordenadora do Comitê Municipal de Prevenção dos Suicídios, Patrícia Antoni, a importância da caminhada é fazer o diálogo sobre a prevenção do suicídio circular ainda mais.
“Só de estarmos com roupa e balões amarelos, nos mobilizando, caminhando pelo Centro, chamando a atenção, já faz com que as pessoas parem e se questionem sobre o que está acontecendo. Em setembro esse tema tem um fortalecimento e é importante dar valor para esse mês, para nos ajudar a ampliar a nossa mobilização e para que outras pessoas também saibam o que é o Setembro Amarelo e qual é a importância da prevenção do suicídio”, ressalta.

A enfermeira e coordenadora da Saúde Mental do Município, Priscila Graziele Reginatto, também ressalta a importância da caminhada como forma de conscientização e explica o trabalho que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde nessa área. “Desde o início do ano temos um projeto que envolve a capacitação de toda a equipe da rede básica de saúde, educação e assistência social, para fazermos os acolhimentos nas unidades de saúde. Assim, todos esses locais estão sendo preparados para falar sobre saúde mental e atender essa demanda que cada vez mais cresce com a pandemia”, relata.
Priscila também reforça que para se fazer um bom acolhimento dos pacientes é preciso dar suporte aos profissionais. “Muitos saem da faculdade e não têm mais nenhum direcionamento para esse assunto. Então, buscamos trabalhar durante todo o ano sobre a valorização da vida e a importância de escutar e acolher o próximo”, acrescenta.
O próximo evento da programação do Setembro Amarelo em Venâncio ocorre no dia 10 (sexta-feira), no Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. O seminário ‘Saúde Mental e a Prevenção do Suicídio’ será realizado das 13h às 16h30min, na Câmara de Vereadores, e tem como público-alvo os profissionais da rede intersetorial.


LEIA MAIS:
Busca ativa por sobreviventes enlutados por suicídio ocorre desde o início do ano, em Venâncio