A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe prevista para encerrar em 22 de maio foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até junho. Desta forma, a terceira fase da campanha será dividida em duas partes, com término no dia 6 de junho. Entre os dias 9 e 17 de maio serão imunizadas as crianças de seis meses até menores de seis anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas. E a partir do dia 18 de maio até o dia 6 de junho, ocorrerá a vacinação para professores e adultos com idade entre 55 e 59 anos.
A Campanha da vacinação contra os vírus da Influenza está imunizando o segundo grupo prioritário, que engloba profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como asma, diabetes, hipertensão e outras condições clínicas especiais, presos e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.
Já na primeira fase da campanha, o município de Venâncio Aires distribuiu vacinas para idosos e profissionais que atuam na área da saúde. A cobertura de imunização do público alvo foi de 100% – 1.431 profissionais e 8.689 idosos foram imunizados.
A informação repassada pela equipe da Vigilância Epidemiológica do Município é que a procura pela vacina este ano foi maior do que os anos anteriores, em virtude de sintomas semelhantes da Covid-19, superando a meta de vacinação.
Para o dia 9 de maio está previsto o dia D de vacinação e a recomendação é que as pessoas procurem a imunização, mas evitem aglomerações. As doses estão disponíveis em todos os postos de saúde de Venâncio Aires, com exceção do Posto Central.