Nas últimas fileiras da palestra com o renomado médico Carlos Menke estava a aposentada Aida Menna, de 66 anos. Momentos antes de iniciar a fala do profissional, ela o aguardava de pé na entrada do auditório do Colégio Gaspar Silveira Martins. O encontro foi na noite de segunda-feira, 14. Com um sorriso no rosto, ela encontra em Venâncio Aires o médico que há tratou, na Capital gaúcha, em 2011. Ela descobriu que tinha câncer de mama a partir de exame de rotina e em menos de dois meses depois já estava no período pós-operatório.
Aida está prestes a ganhar alta em definitivo, já que o acompanhamento semestral, perdura por até oito anos após o procedimento. Logo após a cirurgia, ela passou ainda por quimio e radioterapia. Ela perdeu o cabelo, ficou fraca, mas nem por isso perdeu, na época, as esperanças. “O apoio familiar e o rápido acesso ao tratamento médico foram fundamentais para o sucesso do tratamento.”
O câncer de mama é o segundo mais comum no Brasil e no mundo, atrás apenas do de pele. Até o fim de 2019, estima-se que vão surgir 59,7 mil novas incidências no país, de acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Menke destacou que uma das estratégias trabalhadas com a população feminina trata da importância de “estar alerta” a qualquer alteração suspeita nas mamas.
Ele também falou da importância do rápido encaminhamento de casos suspeitos e início do tratamento adequado, quando confirmado o diagnóstico. “O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo, pode ser tratado, impedindo que o tumor se propague.”
Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos agentes estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.
CARACTERÍSTICAS
O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais por meio de sintomas como nódulo, pele da mama avermelhada, alterações no bico do peito, pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.
PROGRAMAÇÃO
Sob o tema: “Semeie Solidariedade e Colha Amor”, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Venâncio Aires desenvolve ao longo do mês outros eventos:
- 26/10 – 16h Pedalada Rosa com saída em frente ao Museu de Venâncio Aires
- 31/10 – 20h – Hallowen da Liga, na Pizzaria Bonna Pizza