Como reflexo das festas e das viagens de fim de ano, a primeira semana de 2022 tem sido marcada pelo aumento de casos de Covid-19, em todo o Rio Grande do Sul. Em Venâncio Aires, desde segunda-feira, 3, até o meio-dia desta quinta-feira, 6, mais de 170 casos foram identificados. O número é mais de 1.000% maior do que o registrado há duas semanas, quando foram 13 casos, e também é mais do que o triplo da semana passada (52).
Diante do aumento progressivo de casos, profissionais da saúde destacam a suspeita de que a variante Ômicron esteja circulando no município. Seis casos de Covid-19 estão sendo investigados como possibilidade de serem causados pela variantes. Os testes PCR de um viajante, um profissional da saúde e quatro pacientes hospitalizados foram enviados para o Laboratório Central do Estado (Lacen) para o sequenciamento genético para identificar se são da nova cepa. O objetivo é confirmar se há transmissão comunitária da variante.
De acordo com a enfermeira Carla Lili Müller, o material foi enviado na semana passada e no início desta semana, mas ainda não há previsão de quanto virá o resultado. Ela também esclarece que não há garantia que todos sejam analisados. “No ano passado, enviamos sete coletas para identificar a variante Delta. Dessas, três foram analisadas, mas o resultado só veio meses depois, quando o pico já havia passado”, explica.
Sintomas
Ela comenta que, em geral, os pacientes têm apresentado sintomas mais leves, em decorrência da vacinação. Com relação aos sintomas, têm se destacado dor de cabeça, de garganta e no corpo, tosse e febre. Além disso, algumas pessoas têm sintomas gastrointestinais. Perda de olfato e paladar não estão mais sendo sintomas comuns.
LEIA MAIS:
Para conter casos de Covid, Prefeitura de Venâncio sensibiliza para a vacinação