O Centro de Atendimento Respiratório (CAR) de Venâncio Aires começou a atender nesta segunda-feira, 11, no bairro Gressler. No primeiro dia após a mudança do Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir, foram cerca de 60 atendimentos, entre testes Covid e consultas médicas.
O número é bem inferior à média registrada nos últimos meses – cerca de 140 por dia – , mas a queda já estava prevista pela nova Administração. Um dos motivos, naturalmente, é porque no Centro da cidade circulam mais pessoas e a outra razão é o fim dos testes rápidos (sorológicos, que avaliam a presença de dois tipos de anticorpos), os quais seguem apenas junto ao Cadi, fundos do posto Central, com agendamento.
A partir de agora, o Centro Respiratório fará apenas o PCR e o antígeno. Segundo a enfermeira e coordenadora do CAR, Aline Schwendler, para o PCR, feito somente durante as manhãs, a indicação é que a pessoa esteja entre o 3º e 8º dias de sintomas. O resultado leva em torno de sete dias para ficar pronto, pois é analisado no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen), em Porto Alegre.
Quanto ao antígeno, que fica pronto em 20 minutos, será aplicado conforme a demanda e para casos específicos. Aqui se enquadram pessoas com sintomas entre o 2º e 7º dias, com mais de 50 anos ou com doenças crônicas associadas, como pressão alta, diabetes, obesidade e problemas respiratórios.
Ainda conforme Aline, para pacientes que tiveram consulta, alguns já saem com a medicação básica do tratamento. “O que não for entregue aqui, será encaminhado para retirar junto à Farmácia Municipal.” Quando necessário, o paciente também já sairá com solicitação para outros exames.
Estrutura
Na primeira tarde de atendimentos no novo endereço, as temperaturas chegaram a quase 40 graus em Venâncio Aires. Por esse motivo, principalmente, a mudança foi bem-vinda para os profissionais. “Com esse calor extremo, é importante ter salas com ar-condicionado para atender os pacientes. A estrutura melhorou.” Em frente ao prédio, também foi montada uma tenda, que garante sombra durante a maior parte da tarde às pessoas que procuram atendimento.
O centro funciona de segunda a sexta, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. São três técnicos em Enfermagem, uma enfermeira, um recepcionista, uma pessoa que faz higienização e dois médicos (um por turno). Além disso, só para a coleta de PCR, há mais um técnico e um enfermeiro.